O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, se reúne nesta terça-feira (3) com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, na sede do tribunal. O tema da reunião não foi divulgado, e o encontro não tinha terminado até a última atualização desta reportagem.
Mais cedo, Nogueira se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro para tratar de “assuntos de defesa nacional” (veja detalhes abaixo).
Já Fux se reuniu com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Em nota, o STF informou que as duas autoridades “conversaram sobre o compromisso de ambos para a harmonia entre os poderes, com o devido respeito às regras constitucionais“.
Na saída, o senador declarou que “anomalias graves” ? como declarações sobre intervenção militar, fechamento do Supremo ou frustração de eleições ? precisam ser combatidas e contestadas “a cada instante”. Veja trecho da entrevista abaixo:
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
Crise institucional
As reuniões ocorrem em meio à polêmica criada por Bolsonaro ao novamente colocar em dúvida a confiabilidade das urnas eletrônicas e ao sugerir uma apuração dos votos feita também pelas Forças Armadas.
Bolsonaro já admitiu que não tem provas para acusar o sistema eleitoral. Autoridade e especialistas sempre ressaltam que as urnas são seguras e os votos são auditáveis. Pelos ataques às urnas, ele é investigado em um inquérito no STF.
Na reunião com os militares, além de Bolsonaro e Nogueira, estavam presentes os comandantes das Forças Armadas e o ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto, general da reserva. Braga Netto é cotado para ser o vice na chapa de Bolsonaro à reeleição.
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
No fim da semana passada, após Bolsonaro voltar a atacar as urnas, Pacheco postou no Twitter que “não tem cabimento levantar a menor dúvida sobre as eleições” no Brasil.
Nos próximos dias, senadores vão buscar fortalecer a posição da Casa em favor do sistema eleitoral e contra os ataques de Bolsonaro e seus apoiadores ao Judiciário. A reunião de Fux com Pacheco é um primeiro passo nesse sentido.
Podcast
Ouça o episódio do podcast O Assunto sobre “Bolsonaro e mais uma crise aberta com o STF”:
Fonte G1 Brasília