REDES SOCIAIS

33°C

Ministro da Defesa se reúne com presidente do STF, Luiz Fux, após encontro com Bolsonaro

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, se reúne nesta terça-feira (3) com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, na sede do tribunal. O tema da reunião não foi divulgado, e o encontro não tinha terminado até a última atualização desta reportagem.

Mais cedo, Nogueira se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro para tratar de “assuntos de defesa nacional” (veja detalhes abaixo).

Já Fux se reuniu com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Em nota, o STF informou que as duas autoridades “conversaram sobre o compromisso de ambos para a harmonia entre os poderes, com o devido respeito às regras constitucionais“.

Na saída, o senador declarou que “anomalias graves” ? como declarações sobre intervenção militar, fechamento do Supremo ou frustração de eleições ? precisam ser combatidas e contestadas “a cada instante”. Veja trecho da entrevista abaixo:


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Crise institucional

As reuniões ocorrem em meio à polêmica criada por Bolsonaro ao novamente colocar em dúvida a confiabilidade das urnas eletrônicas e ao sugerir uma apuração dos votos feita também pelas Forças Armadas.

Bolsonaro já admitiu que não tem provas para acusar o sistema eleitoral. Autoridade e especialistas sempre ressaltam que as urnas são seguras e os votos são auditáveis. Pelos ataques às urnas, ele é investigado em um inquérito no STF.

Na reunião com os militares, além de Bolsonaro e Nogueira, estavam presentes os comandantes das Forças Armadas e o ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto, general da reserva. Braga Netto é cotado para ser o vice na chapa de Bolsonaro à reeleição.


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

No fim da semana passada, após Bolsonaro voltar a atacar as urnas, Pacheco postou no Twitter que “não tem cabimento levantar a menor dúvida sobre as eleições” no Brasil.

Nos próximos dias, senadores vão buscar fortalecer a posição da Casa em favor do sistema eleitoral e contra os ataques de Bolsonaro e seus apoiadores ao Judiciário. A reunião de Fux com Pacheco é um primeiro passo nesse sentido.

Podcast

Ouça o episódio do podcast O Assunto sobre “Bolsonaro e mais uma crise aberta com o STF”:

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS