O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, recebeu nesta quarta-feira (23) comandantes das polícias militares na sede da Corte em Brasília.
Segundo o TSE, os participantes da reunião fizeram um balanço de ações desenvolvidas nas eleições 2022 e debateram ideias de aprimoramento do trabalho das polícias para 2024 ? ano de eleição municipal.
Apenas os comandantes de três estados não compareceram: Rio Grande do Norte, Paraná e Santa Catarina.
Um grupo de trabalho deve ser criado para avaliar os temas discutidos na reunião e que poderão ser implementados nas próximas eleições. Entre os pontos sugeridos estão:
- previsão orçamentária para auxílio às policiais militares durante atuação nas eleições;
- fiscalização da não-utilização de celulares por detector de metal;
- auxílio das Guardas Municipais Metropolitanas, dos Corpos de Bombeiros e das Polícias Civis na guarda e depósito das urnas;
- elaboração de um manual de procedimento operacional geral para os períodos eleitorais;
- verificação de possível alteração de locais de votação que estejam, hoje, em locais críticos;
- aprimoramento de reuniões preparatórias dos pleitos eleitorais para melhor atuação integrada e
- presença de um coronel da PM, da ativa ou da reserva, junto aos núcleos de inteligência dos Tribunal Regionais Eleitorais.
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
Bloqueios em rodovias
A reunião ocorre em meio a bloqueios pelo país de manifestantes que não aceitam a derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições.
É o terceiro encontro do ministro com os comandantes. O primeiro foi feito para discutir a segurança no pleito logo após a posse de Moraes, em agosto. Depois, um novo encontro ocorreu em novembro.
Também em novembro, Moraes se reuniu com procuradores-gerais de Justiça dos estados para discutir investigações sobre os bloqueios em rodovias.
Fonte G1 Brasília