O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), já decidiu quem será o relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar fraudes e desvios na Previdência Social, chamada de “CPI do INSS”.
O escolhido por Motta é o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO).
Ayres e Motta conversaram nas últimas horas desta sexta-feira (15) e ele aceitou o convite. A presidência da CPMI será do senador Omar Aziz (PSD-AM).
Nesta quinta (14), Aziz conversou por telefone com Motta e Davi Alcolumbre (União-AP). Juntos, definiram que a comissão será instalada na próxima quarta (20).
Pouco antes do meio-dia, presidente da Câmara publicou uma mensagem no X confirmando a escolha.
“Anuncio que o relator da CPMI do INSS será o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO). Desejo a ele, ao presidente Omar Aziz (PSD-AM) e a todos os integrantes um excelente trabalho nessa pauta tão relevante para o país”, escreveu Motta.
A CPMI era uma das principais pautas da oposição e tem o objetivo de investigar as fraudes cometidas por entidades associativas, que faziam descontos indevidos na folha de pagamento de aposentados e pensionistas.
Quem é Ricardo Ayres
Ayres tem 46 anos e está no primeiro mandato como deputado federal. É visto como um nome de centro e moderado. E bem proximo a Motta.
Em sua atuação, ja esteve em eventos com presidente Lula e ministros. Mas também contrariou a orientação do governo ao votar a favor do projeto de decreto legislativo para sustar o decreto do IOF e do projeto que cria novas regras de licenciamento ambiental.
O PL esperava assumir a relatoria da CPMI, por ter iniciado a coleta de assinaturas para a comissao.
– Esta reportagem está em atualização
Fonte G1 Brasília