Nesta sexta-feira, o Cuiabá tem a chance de conquistar o primeiro título nacional entre clubes de Mato Grosso, considerando competições de base e profissionais. A equipe Sub-23 do Dourado encara o Bragantino na final do Brasileiro de Aspirantes, em jogo único, às 20h, na Arena Pantanal.
Próximo de receber o certificado de Clube Formador da CBF, o Auriverde vai colhendo os frutos de um projeto que visa estruturar as categorias de base. Além da chance de levantar a taça nesta sexta, o Cuiabá tem outros resultados de destaque em 2022, como o vice-campeonato na Brasil Soccer Cup, competição Sub-16 em que passou por Grêmio, Palmeiras e Fluminense – na final, foi derrotado pelo Flamengo.
O vice-presidente Cristiano Dresch destaca o objetivo de formar atletas que sejam identificados com a filosofia do clube.
? Nosso projeto é, em um prazo de dois ou três anos, ter jogadores formados na base do Cuiabá atuando no time principal. Atletas nascidos aqui no nosso estado, em Mato Grosso. Vamos investir para formar os nossos ídolos dentro de casa.
Planejamento enfatizado pelo coordenador das categorias de base, Pedro Smania. Com experiência na formação de jogadores, ele chegou ao Dourado para organizar a metodologia e ligar as pontas entre as diversas faixas etárias – somando alunos da escolinha oficial e as equipes de base, o Cuiabá conta com mais de 500 atletas.
Em entrevista exclusiva ao ge, Smania falou sobre o projeto da cúpula auriverde e a estruturação da base. Segundo ele, o Cuiabá ainda está no início de um plano que tem metas a curto, médio e longo prazo a serem cumpridas.
Para o futuro próximo, o principal foco é fornecer atletas ao time principal. Algo que acontece com mais frequência nesta temporada, com Vinicius Boff, Denilson e Lucas Cardoso integrando a equipe de cima.
– É uma geração que precisa entender que tem um clube na cidade que já está grande e que vai ficar cada vez maior, pois o trabalho está sendo feito para que isso aconteça. É importante que o Estado e a região saiba que existe hoje um clube grande em Cuiabá, que tem o objetivo de formar atletas cuiabanos e mato-grossenses. Então, o foco a médio e longo prazo é que a região se orgulhe de seus próprios ídolos dentro do futebol mundial – disse Pedro Smania ao ge.
Em 2023, o Cuiabá irá disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, graças à campanha no Mato-grossense da categoria. Antes disso, irá defender os títulos dos estaduais Sub-15 e Sub-17, além de participar da Copa Umbro Sub-14, que será realizada em novembro, na cidade de Pato Branco-PR.
Fonte GE Esportes