REDES SOCIAIS

23°C

#NÃO É BEM ASSIM: STF deu aval à apreensão de CNH e passaporte de endividados, mas decisão é de 2023

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Circulam nas redes sociais posts que alegam que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu aprovar recentemente a apreensão de CNH e passaporte de endividados inadimplentes. #NÃO É BEM ASSIM.

? Como são as publicações?

Compartilhadas desde 26 de abril de 2025, elas usam trechos antigos do Bom dia Brasil, veiculados originalmente em 17 de fevereiro de 2023. No vídeo, os jornalistas Ana Paula Araújo e Heraldo Pereira dizem que o STF autorizou recentemente a apreensão da CNH e do passaporte de quem está inadimplente. O conteúdo circula com a seguinte mensagem “Vocês estão entendendo o que está acontecendo? Acordem!”.

?? Por que não é bem assim?

A decisão do STF não é atual: foi feita em 9 de fevereiro de 2023. Na ocasião, ministros analisaram uma ação do PT que questionava a apreensão da CNH e do passaporte de endividados e votaram que era constitucional. No entanto, essas sanções já estavam previstas anteriormente no Código de Processo Civil, como forma de obrigar a quitação de dívidas. Procurado pelo Fato ou Fake por e-mail, o STF respondeu que não há nenhuma decisão recente sobre o tema.

? Como funciona a apreensão de CNH e passaporte?

  • De acordo com uma reportagem do g1, para que alguém tenha o documento apreendido ou seja barrado de participar de concursos públicos, será necessária uma decisão da Justiça.
  • Quem usa a CNH para trabalhar, por exemplo, não pode ter o documento apreendido.
  • As medidas só podem ser aplicadas se não afetarem direitos fundamentais, como o direito à saúde e à segurança.
  • Elas devem atender aos princípios da proporcionalidade e razoabilidade: ou seja, precisam ser coerentes com a irregularidade cometida pelo endividado.

Veja também

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

VÍDEOS: Fato ou Fake explica

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS