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“Não era prioridade do Governo Federal, o Estado tem pressa”, diz Janaina

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A deputada estadual Janaina Riva (MDB) elogiou a atitude do Governo do Estado para assumir a concessão da BR-163. Mauro Mendes (União) anunciou que no dia 4 de maio vai assinar a transferência da concessão da BR-163 para o Estado.

“Desde o passado não era prioridade do Governo Federal atender as obras de infraestrutura e logística em Mato Grosso. Então, o Estado tem pressa”, afirmou em entrevista à imprensa na última quarta-feira (26).

Janaina citou as constantes tragédias com vidas ceifadas na rodovia, defendendo a necessidade de duplicação. Também confirmou que está amparada no crescimento do agronegócio e da indústria em Mato Grosso. “Sabemos os riscos a todos os cidadãos que precisam usar para a Saúde, que é a nossa maior reclamação. Toda às vezes que tem um problema em rodovia é uma ambulância que está lá, é um helicóptero da polícia que tem de erguer voo para ir buscar algum paciente, então o crescimento do agro vem trazendo essas consequências nas nossas rodovias que precisam de soluções rápidas”, pondera.

O trecho mato-grossense da rodovia será administrado pela empresa estatal MT Par (Mato Grosso Participações e Projetos), após a compra da concessionária. “Foram meses de muita luta para conseguir implantar essa solução inovadora, que vai fazer com que finalmente as obras aconteçam! Com essa medida, vamos acabar com essa história de sofrimento e evitar que mais vidas se percam, melhorando a logística e o ir e vir dos mato-grossenses”, comemorou o governador Mauro Mendes.

Desde o início da gestão, em 2019, o Governo do Estado buscou uma solução para o trecho mato-grossense da BR-163, onde o não cumprimento das obras de duplicação da rodovia, previstas no contrato de concessão com a Rota do Oeste, causou prejuízos sociais e econômicos para a população.

“A BR-163 é uma rodovia federal, mas quem sofre as consequências da falta dessas obras somos nós, mato-grossenses. Por isso decidimos intervir nessa situação e encontramos uma solução que já é considerada inovadora no país, com o Estado assumindo a concessão e já iniciando as obras”, completou.

Para a concretização da troca de controle acionário, o Governo de Mato Grosso propôs quitar parte das dividas de R$ 920 milhões, contraídas pela atual controladora, Odebrecht Transportes.No mês de março, o Estado conseguiu acordo com os bancos credores, em uma proposta de pagamento de cerca de R$ 400 milhoes. A previsão é que o Estado invista R$ 1,2 bilhão para garantir a duplicação e melhoria da trafegabilidade da rodovia.

Fonte: Isso É Notícia

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