Bernardo Franco foi apresentado como novo técnico do Cuiabá na tarde desta quinta-feira, em coletiva de imprensa no CT Manoel Dresch. Ex-auxiliar de António Oliveira, ele terá sua primeira experiência como treinador efetivo de uma equipe profissional.
Agora no comando, Franco chega para sua terceira passagem pelo Dourado e vem acompanhado dos auxiliares Marcão e Julian Tobar. O profissional relembrou da convivência com o amigo português e disse que inicia uma nova história no clube mato-grossense.
– Um trabalho de sucesso é feito a várias mãos e existem pessoas que não aparecem ao público. O António (Oliveira) é um amigo que tenho no futebol, conheci ele em 2020 no Athletico, iniciamos nossas trajetórias como auxiliares do (Paulo) Autuori e lá a gente já criou uma afinidade. Sou extremamente grato a ele por tudo o que vivemos juntos e desejo muito sucesso. Expressar aqui minha admiração e gratidão, assim como aos demais membros da comissão, foram muito importantes pra que a gente pudesse ter sucesso nas temporadas anteriores.
– Agora eu prossigo em uma nova história, inicio minha trajetória como treinador principal. Me sinto muito confortável e seguro para fazer um bom trabalho e conseguir os objetivo da temporada. Aproveito também para agradecer ao Marcão e o Julian por terem aceitado esse desafio e formar nossa comissão técnica. A gente vai poder explorar bastante o estafe da casa que a gente conhece bem.
Bernardo Franco foi anunciado menos de 24 horas após o pedido de demissão de Petit. O novo comandante auriverde garantiu, ressaltou o objetivo da permanência na Série A e traçou o primeiro alvo: resgatar a força da equipe na Arena Pantanal.
– Foi tudo muito rápido em relação ao convite do presidente e meu aceite, porém a minha chegada aqui foi uma construção de anos para ter essa oportunidade, por isso me sinto muito preparado. Os objetivos são muito claros, são os mesmos das temporadas anteriores. A gente sabe que depende só de nós, tem mais de um terço do campeonato pela frente. Temos metade desses jogos em casa e já quero tocar um ponto importante de trazer a torcida para o nosso lado. Que possam nos apoiar e que a gente consiga fazer o fator casa pesar. E principalmente agora, que as coisas se definem na competição.
– Nosso objetivo é bem ambicioso, sabendo do nosso momento. O Campeonato Brasileiro é difícil, conheço bem, estou acostumado. Sabemos como é estar nesta situação, porém confiamos muito no nosso potencial de elenco e de trabalho. A gente quer pensar jogo a jogo, não quereremos traçar um objetivo e depois perder o foco. O nosso foco é o Criciúma, que é o próximo jogo em casa, sem criar expectativa, pensando jogo a jogo.
Perguntado sobre reforços, Franco se esquivou e focou no conhecimento sobre o elenco para recuperar o brio dos atletas disponíveis. A menos de uma semana para o fechamento da janela de transferências, apenas o meia Gustavo Sauer foi contratado.
– Meu conhecimento do elenco e do clube facilita muito, a gente ganha tempo. Eu e o presidente conversamos rapidamente e ele está tratando de maneira interna, está monitorando bem o mercado. Temos que olhar primeiro para dentro, resgatar o desempenho de alguns jogadores que podem entregar mais, que possam voltar a ser protagonistas e decisivos nos momentos que a gente vai precisar. A gente conta com todos, o olhar é mais interno neste primeiro momento, sem deixar passar oportunidades.
De acordo com o treinador, já foi possível identificar os principais pontos de melhora da equipe. A meta é promover maior equilíbrio entre defesa sólida e ataque efetivo.
– Normalmente quando acontece troca de treinador, se busca mudança de postura, de atitude, de mentalidade e principalmente de resultado. Dentro desse cenário, o que a gente identifica é que precisamos aumentar rapidamente nossa solidez defensiva e nosso volume ofensivo. Esse é o ponto que estamos debatendo muito internamente, de conseguir criar mais situações de finalização, mais passes pra área, chegadas no último terço e qualificar a conclusão das jogadas, que vai nos trazer os resultados. A gente tem alternativas suficientes para dar uma resposta já no jogo de sábado e conseguir evoluir. Estamos conscientes das nossas dificuldades, das nossas limitações e temos trabalhado forte nestas correções.
Bernardo Franco estreia pelo Cuiabá no sábado, contra o Criciúma, às 17h30 (de MT), na Arena Pantanal, pela 25ª rodada do Brasileirão. O time não vence há oito jogos na temporada e está em 19º lugar, com 18 pontos, a seis do Fluminense, primeiro fora do Z-4.
Fonte GE Esportes