A escalação do Cuiabá na vitória sobre o Avaí, no último domingo, revelou algumas surpresas. Uma delas foi a presença de Rodriguinho entre os titulares. Mas não pelo jogador em si, e sim pela função exercida por ele em campo.
Meia-atacante de origem, Rodriguinho foi o homem mais adiantado no ataque do Dourado e atuou como “falso 9”. E foi bem.
Variando entre se posicionar mais próximos aos zagueiros adversários e recuar para receber a bola, o camisa 10 mostrou mobilidade em muitos momentos, teve bons números na partida e foi peça importante na construção do resultado. Além disso, ficou em campo durante os 90 minutos – algo que aconteceu apenas pela segunda vez no ano.
Rodriguinho foi quem mais finalizou no duelo, com cinco chutes, e participou do gol da virada. Criou a jogada que originou o escanteio e cabeceou a bola após a cobrança – o zagueiro Joaquim Henrique aproveitou o rebote do goleiro e marcou.
O veterano de 34 anos começou a temporada como titular incontestável da equipe e chegou a ter o melhor início de ano da carreira, mas perdeu espaço com o início da Copa do Brasil e do Brasileirão. Mesmo assim, ele segue como artilheiro isolado da equipe em 2022, com 11 gols.
Após a boa atuação no fim de semana, Rodriguinho pode voltar a ter sequência entre os titulares do técnico António Oliveira. Isso porque, entre os centroavantes do elenco, André está lesionado – e se envolveu em polêmica -, enquanto Elton e Jenison estão em baixa.
A função de “falso 9” não chega a ser novidade para o jogador, que teve a primeira experiência com este posicionamento no Corinthians e atuou desta forma no Bahia, mais recentemente.
Rodriguinho pelo Cuiabá
- Número de jogos: 32
- Jogos como titular: 19
- Jogos como reserva: 13
- Gols marcados: 11
A próxima oportunidade de Rodriguinho seguir na escalação inicial será no domingo, quando o Cuiabá recebe o Botafogo na Arena Pantanal, às 18h (de MT), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Fonte GE Esportes