Novas imagens obtidas pela TV Globo mostram a entrada de vândalos na chapelaria da Câmara dos Deputados no dia 8 de janeiro, quando golpistas invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.
A chapelaria é uma das entradas principais da Câmara. Os vândalos chegam ao local antes das 15h. Nesse momento, dois policiais tentam conter um dos vândalos que tentava quebrar os vidros da porta. Eles são agredidos pelos golpistas. Segundos depois, os criminosos conseguem quebrar o vidro, mas os policiais impedem a entrada da maioria.
Em outro ângulo, é possível ver dois policiais colocando uma mulher para dentro da Câmara. Segundos depois, ela é presa pelos agentes.
Cerca de dez minutos depois, os vândalos invadem a Casa, mesmo com a presença dos policiais. Alguns cumprimentam os agentes.
Nas imagens, por volta das 15h40, um vândalo chama a atenção de um policial. Em seguida, o agente cumprimenta o golpista pelo vidro quebrado nos ataques. O policial sai e conversa com os vândalos.
Minutos depois, uma mulher se aproxima e parece pedir informações aos policiais. Um deles faz um gesto com a mão que parece indicar outro local. Em outro momento, um agente entra na Câmara por um dos vidros quebrados e seis pessoas o acompanham.
Atos golpistas
No dia 8 de janeiro, golpistas depredaram as sedes dos Três Poderes da República ? o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.
O ataque às sedes dos 3 Poderes e à democracia é sem precedentes na história do Brasil. Os terroristas quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas.
Fonte G1 Brasília