Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
A partir de maio, a rede pública de saúde do Estado de São Paulo vai fornecer gratuitamente medicamentos à base de canabidiol (CBD) para pacientes das síndromes de Dravet e Lennox-Gasteau, e de esclerose tuberosa. Será a primeira vez que o Sistema Único de Saúde inclui a substância no seu rol de tratamentos ? o ato mais recente de um movimento que tomou impulso em 2015 e em 2019, quando, respectivamente, a Anvisa liberou a importação e a comercialização em farmácia de produtos feitos a partir do CBD. Neste episódio, Julia Duailibi entrevista o psiquiatra e neurocientista José Alexandre Crippa, professor da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto e um dos principais pesquisadores em canabidiol do país. Ele diferencia o CBD do THC – substância com ação psicoativa que ?dá barato? – e explica por que ele, o canabidiol, é tão importante para o tratamento de algumas condições neurológicas.
O que você precisa saber:
- Governo de SP: vai distribuir remédios à base de cannabis no SUS a partir de maio
- Anvisa: importação de produtos de cannabis medicinal cresce 93% em 12 meses
- Maconha medicinal: especialistas explicam ‘status’ da regulação e relatam custo da proibição
- ENTENDA: o que é maconha medicinal, que será distribuída de graça pelo SUS em São Paulo
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Sarah Resende. Hoje na apresentação: Julia Duailibi.
VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO
Fonte G1 Brasília