REDES SOCIAIS

12°C

O Assunto #688: Os áudios que atestam tortura no regime militar

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

Trechos de sessões do Superior Tribunal Militar (STM) publicados pela jornalista Miriam Leitão, comentarista da TV Globo e colunista do jornal O Globo, revelam abusos contra direitos humanos cometidos durante a ditadura. Em conversa com Natuza Nery, o advogado Fernando Augusto Fernandes – autor da ação que, com aval do STF, disponibilizou ao público os áudios – relata a pesquisa de quase 25 anos para chegar às gravações. Seu conteúdo confirma que os ministros do STM tinham ?pleno conhecimento das torturas?, institucionalizadas como ?política de Estado? durante o regime. Para o advogado, só chegaremos a uma democracia plena ?no momento em que as Forças Armadas pedirem desculpas públicas? pelas arbitrariedades cometidas. Também neste episódio, Pedro Dallari, coordenador da Comissão Nacional da Verdade, condena a reação do vice-presidente Hamilton Mourão, que riu ao ser questionado sobre os áudios: ?Profunda desumanidade?. Ele recorda o fato de que mais de 200 casos de desaparecimento seguem abertos e suas famílias não puderam ?velar e sepultar seus corpos?. Sobre a Comissão, ele comenta importantes episódios na busca por memória. ?As próprias Forças Armadas teriam interesse em limpar essa mancha em sua trajetória?.

O que você precisa saber:

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Tiago Aguiar, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Gustavo Honório e Eto Osclighter. Apresentação: Renata Lo Prete.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS