REDES SOCIAIS

26°C

O Assunto #726: Censo 2022 e a população LGBTQIA+

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

A Justiça Federal do Acre determinou que o IBGE inclua questões sobre orientação sexual e identidade de gênero no questionário do censo demográfico deste ano. No entanto, ao recorrer da decisão, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística alega que a única alternativa possível para a inclusão é um novo atraso: previsto originalmente para 2020, o Censo foi adiado pela pandemia e, no ano seguinte, por falta de orçamento. “O que não se pode esperar são mais dez anos para que finalmente haja a inclusão da população LGBTI+”, diz o professor de Direito da Unifesp Renan Quinalha. Em conversa com Julia Dualibi, o autor do livro ?Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias?, conta que a reivindicação para a inclusão vem desde o começo dos anos 1980, pois “sem dados qualificados, a gente não tem políticas públicas efetivas e precisas”. A consultora do IBGE Suzana Cavenaghi explica a complexidade da organização de uma pesquisa, ?cujas perguntas são planejadas desde o fim do Censo anterior?. Embora a barreira principal seja a falta de tempo hábil – todas as perguntas necessariamente precisam passar por testes com a população -, ela alerta para o risco de uma eventual ?desinformação? decorrente da reação dos entrevistados diante do questionamento. ?Isso pode botar a perder toda uma operação censitária?.

O que você precisa saber:

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Tiago Aguiar, Lorena Lara, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Gustavo Honório e Eto Osclighter. Apresentação: Renata Lo Prete.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS