REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

O que há por trás da guerra tarifaria.

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Algum tempo atrás o mundo caminhava sob comando único dos EUA, o chamado mundo unipolar, sob as regras do sistema do capital.

Esse sistema na busca insana para acumular cada vez mais capital, promoveu guerras, dominou países, adotou estratégias econômicas e políticas, neoliberalismo,privatização, e finalmente a financeirização, ou seja,dinheiro gerando dinheiro, não mais através do trabalho ou da industrialização, mas da agiotagem, da especulação de juros elevados, principalmente pelos bancos.

Hoje no mundo ocidental a maioria das empresas obtém mais lucro aplicando no mercado financeiro do que na produção.

Esse sistema, obviamente promoveu desemprego em massa, quebradeira de empresas, como nos EUA, gigantescas regiões chamadas de Vale da Ferrugem. Fuga de empresas para outros países, principalmente a China em busca de mão de obra e impostos menos onerosos.

Porém a principal mudança aconteceu como previra Karl Marx, considerado o pai da economia, que fundamentou que a humanidade para evoluir teria que adotar um outro regime superior ao Capitalismo, onde somente prospera quem possui capital. 

Karl Marx apontando o futuro lançou a mensagem histórica, “Proletários de todos os países, uni-vos e lutai”, pelo vosso sistema, o sistema do Social, o Socialismo.

O primeiro país a conquistar esse sistema, sob a liderança de Lenin formando a URSS, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, países pobres que se transformaram em superpotências, venceram Hitler e colocaram a primeira espaçonave na Lua, antes dos EU.

Os EUA juntamente com os países da OTAN, através da Guerra Fria, conseguiram desmantelar a URSS e barrar o avanço do novo regime.

No entanto as orientações de Marx ecoaram em outros países entre eles a China que em 1949 fez a sua revolução e deu início a construção do novo regime do social.

Novamente um país agrário, pobre, se transformou em superpotência, hoje a 2ª nação mais rica do mundo.

Devido ao crescimento fantástico, a influência da China no mundo Oriental e em muitos outros países, o mundo hoje deixou de seguir as ordens do Tio Sam, deixou de ser unipolar e se tornou multipolar.

Desesperado novamente os EUA, arregimenta seus aliados, cerca de 30 países na OTAN tendo como ponta de lança a Ucrânia, tentam destruir a Rússia, aliada da China, para posteriormente destruir o novo regime do social no país asiático.

Fracassada essa batalha, parte para outro tipo de luta, a Guerra Tarifária.

Dessimuladamente, aplica tarifas aos demais países, em seguida reduz a 10%, no entanto eleva violentamente sobre a China, ficando claro o seu alvo principal.

Ao que tudo indica, assim como essas medidas não surtiram efeito na Rússia, contra a China nação muito mais rica, influente e preparada, o tiro de Tramp deverá sair pela culatra.

Para alguns países poderá trazer benefícios já que muitos produtos, principalmente grãos, carnes, minérios que a China, países Europeus que compravam dos EU, deverãocomprar do Brasil. Estados como MT, maior produtor desses produtos, deverá aumentar a produção e sua exportação.

Influentes analistas, economistas e cientistas políticos avaliam que a promessa de Trump de tornar a América grande novamente, deverá afundar ainda mais o seu país e enfraquecer seu regime, o Capitalismo.

Aluisio Arruda – Arquiteto e Jornalista. 


VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS