REDES SOCIAIS

33°C

Operação no Pantanal conseguiu extinguir 55% dos focos de incêndio, diz Marina Silva

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, disse nesta quarta-feira (10) que dos 54 focos de incêndio no Pantanal, 30 foram extintos. Isso representa, 55% do total.

Ainda segundo Marina, os últimos dados indicam uma estabilização. O governo tem 830 profissionais atuando na região, com 15 aeronave, 15 embarcações e três bases de operação.

“Isso tem a ver com todas as ações que estão sendo feitas conjuntamente com os governos dos estados”, disse a ministra. “De 54 incêndios, conseguimos levar 30 à extinção. Não significa que não devem continuar a ser monitorados. Ainda temos 24 incêndios ativos, dos quais 13 controlados. […] Alguns, mais ou menos três, que surgiram agora, que estão planejando como fazer”, completou.

Nos últimos dias, a queda na temperatura e o aumento da umidade relativa do ar também ajudaram a afastar os focos de incêndio e a fumaça que encobria Corumbá, no Mato Grosso do Sul ? conhecida como a “Capital do Pantanal”. Moradores da cidade sofriam há mais de 90 dias com os impactos das queimadas.

Sala de situação

A declaração da ministra do Meio Ambiente foi dada no Palácio do Planalto, onde funciona a sala de situação que monitora os incêndios no Pantanal e na Amazônia. O mecanismo, criado em junho, é coordenado pela Casa Civil e participam também os ministérios do Meio Ambiente, Integração, Defesa e Justiça.

Ao todo, 19 ministérios atuam nas ações contra desmatamento, incêndios e seca. Além da sala de situação, o governo federal também oficializou um pacto entre a união e os estados do Pantanal para cooperação entre os estados e estratégias de combate integrada.

– Esta reportagem está em atualização

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS