REDES SOCIAIS

17°C

Operações federais na região da terra Yanomami apreendem quatro aeronaves e inutilizam duas pistas

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Operações federais ao redor da terra indígena Yanomami apreenderam quatro aeronaves e inutilizaram duas pistas na última semana. O Ibama e as Forças Armadas devem intensificar o trabalho de repressão ao garimpo ilegal nos próximos dias.

As ações são coordenadas pela Casa de Governo, criada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com objetivo de monitorar e enfrentar a crise na Terra Indígena Yanomami. A estrutura funciona em Boa Vista, capital de Roraima. A Casa de Governo é uma estrutura permanente do governo que contará com agentes públicos de 13 órgãos federais.

O entendimento é de que as ações como essas estrangulam a infraestrutura montada pelos criminosos. Além disso, impede o desembarque deles dentro do território indígena.

Outras dez pistas estão no radar das Forças Armadas e devem ser inativadas nos próximos dias. Na última semana, outras duas aeronaves foram apreendidas pela Agência Nacional de Aviação Civil, sendo uma delas com modificações feitas para ampliar a capacidade de armazenamento de combustível.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

As pistas inativadas entram no patrulhamento ostensivo das operações de segurança que ocorrem de modo permanente, o que diminui as chances de reabertura. O foco das operações de segurança segue sendo inviabilizar a partida de homens e equipamentos para dentro da TI. D

De acordo com o diretor da Casa de Governo, Nilton Tubino, são pistas identificadas pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e verificadas junto à Anac para aferir a existência ou não de autorização. ?Não havendo, a determinação é extinguir?, afirmou o diretor.

?Sabemos que o crime se qualifica à medida que toma ciência da presença diuturna de equipes federais dentro e fora da TI. Por isso, compartilhamos toda inteligência e pensamos conjuntamente as operações?, disse Tubino.

Balanço da Casa de Governo

Desde a implantação da Casa de Governo em Boa Vista, o governo federal já realizou 539 operações de combate ao garimpo e ao apoio logístico na terra indígena Yanomami.

O saldo das ações até agora inclui a destruição de 88 acampamentos, 287 motores e 65 geradores. Na última semana, os garimpeiros perderam quatro acampamentos, 15 motores e três geradores.

Na terça-feira (7), todas as equipes do governo federal que atuam em medidas para o povo yanomami se reuniram no Palácio do Planalto. Um balanço de ações foi feito e há a expectativa de uma nova visita de ministros à Boa Vista ainda no mês de maio.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS