REDES SOCIAIS

29°C

Países árabes articulam levar debate sobre guerra a assembleia-geral da ONU

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O impasse instalado entre Rússia e Estados Unidos no Conselho de Segurança da ONU acabou desencadeando uma articulação dos países árabes, que fazem consultas agora sobre uma iniciativa: levar o debate sobre uma resolução condenando a guerra entre Israel e Hamas à assembleia-geral da entidade.

O governo do Brasil já foi consultado sobre o assunto.A ideia, neste momento, é provocar a análise do tema no colégio mais amplo da ONU após o previsto naufrágio de duas resoluções que devem entrar na pauta do Conselho de Segurança hoje: uma dos americanos e outra dos russos.

Os países travam uma batalha na seara diplomática, que tem impedido o avanço das discussões no colegiado.

Diante disso, os árabes encabeçam trabalho para puxar o debate para a assembleia-geral, apoiados especialmente no chamado “sul global”, com américa latina e África sendo neste momento os apoios mais cobiçados.

Para aprovar uma resolução na assembleia-geral basta maioria simples, ou seja: o apoio de metade mais um dos presentes. O gesto seria, acima de tudo, político, já que este tipo de documento não tem caráter vinculante, não funciona como ordem.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS