REDES SOCIAIS

36°C

Paquistão retira embaixador do Irã após ataque de Teerã em solo paquistanês

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Um dia após acusar o Irã de violar seu espaço aéreo e matar duas crianças em bombardeios, o Paquistão retirou nesta quarta-feira (17) seu embaixador do país vizinho.

O embaixador iraniano no Paquistão, que atualmente está de visita ao Irã, também não será autorizado a voltar à Embaixada do Irã em Islamabad, segundo anunciou o Ministério paquistanês de Assuntos Exteriores.

Na terça-feira (16), o Irã atacou duas bases do grupo militante Jaish al Adl, que fica no vizinho Paquistão. O governo paquistanês chamou o ataque de violação e prometeu “sérias consequências”.

Na segunda-feira (15), a Guarda Revolucionária do Irã, a principal força do Exército iraniano, atacou alvos no Iraque e na Síria com mísseis.

O Jaish al Adl já havia realizado ataques contra as forças de segurança iranianas na área de fronteira com o Paquistão. “Essas bases foram atingidas e destruídas por mísseis e drones”, informou a mídia estatal iraniana mais cedo, sem entrar em detalhes.

A Nournews do Irã, afiliada ao principal órgão de segurança do país, disse que as bases atacadas estavam na província paquistanesa do Balochistão.

Paquistão protestou formalmente contra ataque

O comunicado do Paquistão não mencionou o local do incidente, nem a natureza da violação do espaço aéreo, mas disse que havia apresentado um protesto ao governo do Irã e que o chefe da missão iraniana em Islamabad (capital do Paquistão) foi chamado ao Ministério das Relações Exteriores.

“A responsabilidade pelas consequências recairá diretamente sobre o Irã“, disse o comunicado do Paquistão. O governo do Paquistão afirma que tem canais de comunicação com o Irã, e mesmo assim houve um incidente.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS