REDES SOCIAIS

19°C

Para receber dois novos vereadores, Câmara pode diminuir salário e verbas de parlamentares

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

@media only screen and (max-width: 767px) {
.img-wrapper {
margin-bottom: 5px;
}

.content-title {
margin-bottom: 10px;
}
}

Os vereadores de Cuiabá podem ter seus salários reduzidos a partir do próximo mês, para que a Câmara Municipal de Cuiabá possa readequar as finanças e assim incluir mais dois novos parlamentares na Casa de Leis. A informação foi confirmada pelo presidente do legislativo cuiabano, vereador Chico 2000 (PL).

De acordo com o presidente, o projeto de ampliação do plenário deverá tramitar na Câmara nos próximos 30 dias.

“Nós temos que deixar muito claro que não aumenta em nada a despesa para o município. Se a Câmara tem 25 vereadores ou tem 27, o duodécimo será o mesmo, porque é um percentual sobre a receita corrente líquida do município. A Câmara estará se readaptando, estaremos encaixando dentro do duodécimo dois vereadores, terá que reduzir salário? Será reduzido. Será reduzido verba indenizatória? Será reduzido. Será reduzido o número de servidores? Será reduzido. Enfim, aprovado o projeto, iremos fazer as adequações”, disse Chico.

Chico não citou o momento de ingresso dos novos parlamentares, já que além das finanças da Casa, será necessário o remanejamento e construção de outros dois gabinetes. O parlamentar afirmou que até 31 de dezembro do ano que vem deverá ser feito todas as readequações para que na próxima legislatura, em 2025, os novos vereadores assumam na Câmara.

“Nós teremos que reorganizar mais dois gabinetes, no mínimo, e isso será feito. Teremos até 31 de dezembro de 2024 para deixar pronto, em razão de que ocorrendo a aprovação da lei que garante o aumento para 27 vereadores, é natural que eles disputarão a eleição em outubro de 2024 e, aqueles que forem eleitos, tomarão posse 1º de janeiro de 2025”, finalizou o presidente.

A possível expansão do parlamento se dá em razão do crescimento populacional, confirmado pelo último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou um crescimento expressivo no número de habitantes da capital. Atualmente o número chega a 650 mil pessoas.

A Constituição Federal estabelece que em cidades com o número populacional acima de 600 mil pessoas, que a quantidade de vereadores chegue a 27.

Fonte: Isso É Notícia

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS