O Kartódromo do Parque Novo Mato Grosso recebeu no último sábado a primeira competição oficial do calendário da Federação de Automobilismo do Estado de Mato Grosso (Faemt). A 1ª etapa do Campeonato Regional de Kart reuniu no local 43 pilotos de seis categorias diferentes.
Na categoria Super Sênior (39 a 49 anos), o piloto Reck Júnior manteve o favoritismo e conquistou a liderança, seguido por Paulo Rogério e Rafael Soares. Na Sênior (29 a 39 anos), outro favorito, Ernani Khun garantiu a primeira colocação, com Roger Donha e Emerson Reck praticamente empatados na sequência.
Na categoria Gran Super Sênior (49 a 59 anos), o pódio foi formado por Chystian Oliveira, Rubens Michiura e Clovis Gadens. Na Graduados (14 a 29 anos), Kevin Lima foi o primeiro colocado, seguido por Reck Júnior e Francisco Preto.
Davi Borges foi o campeão da categoria Junior F4 (07 a 13 anos). O segundo e o terceiro lugar foram Arthur Zanin e Erico Henriques, respectivamente. Na F4 Novatos, pessoas com primeiro ano de filiação, Luiz Mendes foi o líder, acompanhado de Eduardo Reis e Bachir Antônio.
Essa primeira etapa contou com pilotos de Juína, Rondonópolis, Sapezal, Várzea Grande, Cuiabá, além de participantes do estado de Rondônia. As corridas contaram com 21 voltas, sendo duas baterias por categoria. Ao todo, a previsão é de quatro etapas regionais por temporada, finalizando com o campeonato estadual.
Para o presidente da Faemt, Fernando Scheffer, o Kartódromo do Parque Novo Mato Grosso tem nível para receber competições nacionais e internacionais. ?É isso que a gente tá precisando aqui pro Centro-Oeste, onde tem muitas pessoas que querem competir mas precisam ir para outros Estados para ter uma pista decente para treinar. Aqui será um lugar aberto e vai dar condições para um pai trazer seu filho para treinar e quem sabe no futuro teremos um piloto daqui pro mundo?, disse.
Promessa do Kart, o piloto mato-grossense Dimy Kalinowsky participou da competição e comentou que a sensação de participar do primeiro evento oficial do Kartódromo do Parque Novo Mato Grosso foi especial.
– Uma pista como esta ajudará muito não só o Kart a crescer no Estado e no País, como será muito bom para o automobilismo como um todo. Fico imaginando as novas tecnologias que virão por aqui por causa desta estrutura que está sendo construída – destacou Dimy, que mora em Cuiabá e é o primeiro piloto de kart com autismo no Brasil.
O Parque Novo Mato Grosso está sendo construído pelo Governo do Estado e pretende ser um dos principais espaços multieventos da América Latina. A pista do Kartódromo será a maior da América do Sul, com 1.153 metros de extensão total.
Além do Kartódromo, segundo a atual gestão, o Parque terá autódromo, museu, pistas de motocross, skate, ciclismo, lago para práticas esportivas, estacionamento para mais de 12 mil veículos e espaço para shows e eventos para mais de 100 mil pessoas.
Fonte GE Esportes