REDES SOCIAIS

28°C

Partidos fazem acordo para verbas a candidatos negros e mulheres serem repassadas até dia 8, menos de um mês antes da eleição

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Em encontro nesta segunda-feira (26) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), partidos políticos fecharam um ?compromisso? para que candidatos negros e mulheres nas eleições municipais recebam sua verba especial para campanha até o dia 8 de setembro ? menos de um mês antes do pleito, no dia 6 de outubro.

O TSE, por sua vez, manteve o prazo para que o dinheiro seja depositado na conta geral das candidaturas femininas e negras. Esse prazo é a próxima sexta-feira (30). Mas as contas gerais não significam que são as contas individuais dos candidatos. Essa é a última etapa do repasse, que tem que ser feita pelos partidos.

Os partidos alegam que tiveram pouco tempo para o repasse da verba, após ela ter sido liberada pelo TSE (entenda mais abaixo). Todo o dinheiro de campanha no Brasil é público.

Segundo dados do TSE, das 456.310 candidaturas registradas, 155 mil são de mulheres e 301.310 são de homens. Desses totais por gênero, 80.645 são mulheres negras, enquanto 159.942 são homens negros e 141.368 homens não negros.

Ainda de acordo com o TSE, considerando os maiores percentuais, há 58,06% de mulheres não negras candidatas pelo Partido Novo, 70,19% de mulheres negras candidatas pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), 73,42% de homens negros candidatos pelo PCdoB e 56,4% de homens não negros candidatos pelo Partido Liberal (PL).

Para o financiamento da candidatura de mulheres, há a garantia de 30% de destinação dos recursos do FEFC e do Fundo Partidário.

Para as candidaturas de pessoas negras, o percentual corresponderá à proporção de:

??mulheres negras e não negras da sigla;

??homens negros e não negros da legenda.

Esses percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras serão obtidos pela razão dessas candidaturas em relação ao total de candidaturas do partido em âmbito nacional.

Argumentos dos partidos para o prazo do repasse

Após a reunião, a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), afirmou que o pedido para extensão do prazo foi provocado pelo repasse dos fundos pelo TSE para os partidos apenas na semana passada.

?Mas é óbvio que com o compromisso dos partidos de fazer o mais rápido possível o repasse para as candidaturas?, disse a deputada.

A deputada ressaltou que há um processo para operacionalizar os repasses aos candidatos.

?Então, você fazer essa divisão é muita coisa. O PT, por exemplo, tem 26 mil candidatos a vereadores e vereadoras. É mais de 1380 candidaturas a prefeituras. Então, nós temos que levantar todo mundo do sexo feminino, todo mundo que é preto e pardos, separar mulheres brancas e mulheres negras para o efeito da cota. Então, você não faz isso e depois efetivar as contas. E muitos candidatos também ainda não abriram suas contas. Estão em processo de abertura de contas. Pode ser que tenha candidatos que não consigam abrir contas até o dia 30?, afirmou.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS