REDES SOCIAIS

23°C

Pentacampeã da Corrida de Reis se emociona ao relembrar início e mira retorno em 2025

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

As histórias da Corrida de Reis e de Nadir Sabino se entrelaçam. Pentacampeã da prova, a experiente corredora é a maior vencedora da principal corrida de rua do Centro-Oeste. E promete estar na edição especial de 40 anos, em 2025.

Natural do Paraná e radicada em Cuiabá, Nadir Sabino chegou a Mato Grosso aos sete anos de idade. Rapidamente se apaixonou pelo atletismo e conquistou sua primeira Corrida de Reis em 1989, aos 19 anos. Em entrevista ao Põe Na Conta Podcast em parceria com a equipe do ge, ela emocionou-se ao relembrar do início de tudo.

– Quando iniciei, tinha certeza que era aquilo que queria. Meu falecido pai era da época da ditadura, então filha mulher era pra ficar em casa ajudando a mãe nos afazeres domésticos. Aquilo foi uma fuga. Ele não deixava ir de short, tinha que sair de saia com o short por baixo. Assim íamos para a UFMT (treinar). Sou de uma família de 11 irmãos, mais um de criação, então 12, e a única fonte de renda da casa era meu pai. Na UFMT a gente tinha restaurante, café da manhã, coisa que eu não tinha em casa… (começa a chorar). A gente ia para correr, mas também para comer lá e sobrar mais para os irmãos em casa.

Sabino subiu ao lugar mais alto do pódio também em 1989, 1990, 1992 e 2005. Na década de 90, ganhou prêmios como geladeira, videocassete e televisão, que a ajudaram a mobiliar a casa da família. No último título, a premiação foi um carro, na edição que aponta como mais especial da carreira.

– Eu abdiquei de tudo. Em uma parceria com meu falecido marido, ele perguntou “você realmente quer ganhar esse carro na Corrida de Reis”. Falei que sim, porque todas as minhas amigas já tinham ganhado, pensei que iria parar sem ganhar esse carro. Ele falou pra eu ligar para meu treinador e que não teria mais nada. Aniversário só se terminasse sete horas da noite para treinar no outro dia. Estrada da Guia e de Chapada seriam meus redutos. E foi isso. Começamos esse projeto em 2003 para ganhar em 2005.

Hoje com 54 anos, ela não participa da Corrida de Reis desde 2018 e atua em assessoria para corredores. No entanto, promete voltar à prova em 2025, que marca a celebração dos 40 anos da competição.

– Eu já tenho participado de algumas provas. Eu falei para todos que irei participar da edição de 40 anos da Corrida de Reis. Agora a cobrança está grande (risos). Estarei lá.

A Corrida de Reis 2025 será realizada no dia 12 de janeiro, em Cuiabá. A prova foi ampliada especialmente para a edição comemorativa e são esperados 20 mil participantes para a disputa dos 10 km.

Fonte GE Esportes

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS