REDES SOCIAIS

33°C

PF e CGU criam grupo de combate à corrupção no governo federal

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) anunciaram nesta quinta-feira (7) a criação de um grupo conjunto para combater crimes de corrupção e desvio de recursos públicos no governo federal.

A iniciativa terá como foco otimizar recursos nas investigações, aumentar a troca de informações, apurações e tecnologias, e a cooperação entre servidores das duas instituições.

A associação, que também ocorrerá entre os comandos das instituições, deverá ampliar a parceria que já existe nos níveis estaduais da PF e da CGU, e ajudar a definir estratégias para o combate de crimes a nível nacional.

O ato de criação foi assinado pelo ministro-chefe da CGU, Vinícius de Carvalho, e pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, durante seminário que celebra o Dia Internacional Contra a Corrupção, em Brasília.

Na avaliação do diretor-geral da PF, o grupo deverá contribuir para aumentar a garantia de que as “investigações sejam livres de projetos pessoais, interferências ou pressões”.

Rodrigues também disse acreditar que o grupo integrado deverá elevar a “capilaridade, eficiência e o resultado nas investigações” sobre crimes de corrupção na administração pública federal.

A expectativa, ainda de acordo com ele, é também aumentar o número de operações realizadas em conjunto entre a PF e a CGU.

“Expectativa é que tenhamos não só quantitativamente mais operações, mas também qualitativamente. Estamos com nossos times já trabalhando em conjunto. Todo nosso time e equipe, a partir da nossa diretoria de enfrentamento ao crime organizado, estará atuando”, afirmou.

De acordo com o ministro da CGU, o número de pessoas envolvidas no grupo não será fixo e será avaliado de acordo com a necessidade da apuração.

?A CGU já tem núcleo de operações especiais em todos os estados do Brasil. Aqui, em Brasília, também temos uma secretaria toda voltada para a aplicação da Lei Anticorrupção. Todas essas pessoas que atuam nesses núcleos e na secretaria vão estar engajadas?, disse.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Parceria com INSS

Além da parceria com a Polícia Federal, a CGU também anunciou que, nos próximos dias, deverá integrar uma estratégia para combater fraudes na Previdência Social junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A parceria, de acordo com a secretária-executiva da CGU, Vânia Lúcia Ribeiro Vieira, será focada na utilização de recursos de tecnologia e inteligência para monitorar a fase de concessão de benefícios do INSS.

?Estamos firmando com o INSS uma parceria inédita, Controladoria e área de inteligência do INSS. Exatamente para que a gente possa somar esforços, monitorando a concessão de benefícios. O que a gente vai fazer é imprimir ainda mais inteligência e eficiência, usando tecnologias inovadoras?, disse Vânia Lúcia.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS