REDES SOCIAIS

12°C

PGR informa que investigará invasão de território indígena Xipaia, no Pará

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O Ministério Público Federal informou neste domingo (17) que o procurador-geral da República, Augusto Aras, determinou a apuração sobre quem são as pessoas envolvidas na invasão do território indígena Xipaia, no Pará.

Conforme o Ministério Público, na última quinta-feira (14), uma balsa com garimpeiros teria invadido a área e atacado indígenas.

A investigação da PGR foi anunciada depois que, neste sábado (16), a Operação Guardião da Floresta apreendeu uma embarcação e equipamentos de garimpeiros na região.

De acordo com a PGR, Aras encaminhou ao presidente da Fundação Nacional do Índio, Marcelo Xavier, o depoimento de uma das lideranças da comunidade indígena Xipaia e pediu providências a fim de se evitar um possível conflito armado.

A Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público e a unidade do órgão em Altamira (PA), no sul do estado, monitoram a situação no local neste feriado de Páscoa.

Participam da Operação Guardião da Floresta, além do Ministério Público e da Funai, a Polícia Federal, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Força Nacional e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS