Mara Rocha, candidata ao governo do Acre pelo MDB apresentou seu plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
LEIA TAMBÉM:
No plano de governo, Mara Rocha apresenta um projeto voltado para a atividade rural. “Nosso governo contará com corpo técnico qualificado, visando solucionar com celeridade, eficiência e eficácia, os problemas levantados por nossa equipe junto a população do nosso querido Acre”, destaca.
Ela defende uma economia inclusiva, inovadora e sustentável voltada para a produção e desenvolvimento; também traça o que pretende em educação. saúde e segurança e garante uma gestão pública transparente. Ao todo, ele discorre sobre sete eixos.
Economia
Mara destaca que em seu governo, será prioridade o apoio às micro e pequenas empresas, aos produtores rurais e trabalhadores da economia informal e incentivo à construção civil.
“Priorizaremos a melhoria de ramais em parceira com as prefeituras; uso de novas tecnologias, assistência técnica, resultando no abastecimento do mercado interno e elevação nos percentuais de produção e armazenagem do Estado.”
Entre as propostas nessa área, estão: contratação de empresas privadas que prestam serviços nas áreas as de consultoria técnica e extensão rural; liberação de licenças ambientais através da internet em sites e aplicativos dos órgãos fiscalizadores do estado, adequando as regras e dando agilidade nos licenciamentos ambientais e adotar medidas necessárias ao pleno funcionamento da Zona de Processamento de Exportação (ZPE).
Além disso, Mara diz que quer estimular Indústrias Comunitárias visando profissionalização, favorecendo assim a geração de emprego e renda; reduzir tempo de abertura e fechamento de empresas e reduzir tempo para concessão de qualquer natureza.
Infraestrutura
Já nesta área, a candidata tem como objetivo central fortalecer e criar as condições que possibilitem, a curto e médio prazo, uma melhoria significativa nos indicadores de desenvolvimento socioeconômico. Ela defende também que a recuperação dos ramais é um ponto crucial para que haja a melhoria desses serviços.
Entre as propostas para essa área estão: expandir a rede de água potável, com ênfase nos municípios que apresentam maior vulnerabilidade socioeconômica; implantar projetos de despoluição de diversas bacias hidrográficas do estado, em especial a bacia do rio Acre.
“Não é possível dissociarmos a infraestrutura da logística e distribuição de insumos e produtos, uma vez que ela contribui de forma intensa no desenvolvimento socioeconômico”, destaca.
Segurança
Para Mara, a luta contra a violência deve ser travada de maneira efetiva em todos os seus aspectos, entre eles: o combate às organizações criminosas, o tráfico de drogas, a violência doméstica e o feminicídio, já que p estado é um dos que têm a maior taxa de feminicídio do Brasil.
Entre as propostas estão: criação do Batalhão de Polícia Rural; implantação do programa “Tempo de despertar” que visa ressocializar e criar grupos reflexivos de homens autores de violência doméstica e familiar contra as mulheres; criação do Centro Integrado de Decisões (CID).
Além disso, para o sistema prisional, a candidata pretende reformar e adequar presídios delegacias e quarteis da polícia militar com projetos arquitetônicos adequados visando melhores condições de trabalho; aprimorar nos presídios, a prestação dos serviços prestados como: apoio psicossocial, educacional e cursos profissionalizantes para os detentos; oportunidade de trabalho e serviço religioso; buscar apoio e parceria com a iniciativa privada para a capacitação e utilização da mão de obra dos apenados; construção de áreas de recepção nos presídios para familiares de detentos em visita (com banheiro, cobertura, brinquedoteca e assentos) e fortalecer e aprimorar o setor de revisão de penas.
Saúde
A candidata planeja fortalecer o Sistema Único de Saúde – SUS no Estado, estruturar as Redes de Atenção à Saúde (Atenção Básica, Média e Alta Complexidade) e investir em toda a estrutura necessária ao funcionamento regular de toda a área de saúde.
Estabelecer um efetivo programa de regionalização da saúde, tornando as 03 (três) regionais de saúde; desenvolver ou adquirir Sistema informatizado de controle e monitoramento 24 horas por dia das atividades da área de saúde em forma de painel; implantação do projeto saúde na escola.
“Firmar parcerias com as Universidades e representantes da Classe e órgãos de saúde estadual e municipais para a realização de atendimento odontológico e palestras educativas, com fornecimento de bolsas de estágio e aprendizagem para alunos dos cursos de odontologia do Estado, com foco em regiões com alto índice de famílias em estado de vulnerabilidade social”, destaca.
Educação
Já em educação, a candidata pretende focar na erradicação do analfabetismo e valorizar os professores, segundo o plano de governo.
Entre, as propostas: melhorar a remuneração e condições de trabalho dos trabalhadores da Educação; implantar de forma gradual três refeições ao dia, com alimentação dentro dos padrões de qualidade e nutrição aos alunos da educação da rede pública estadual; garantir maior segurança no ambiente escolar e melhorar o transporte escolar, e tornar mais seguro aos alunos da zona rural e urbana.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto
Fonte G1 Brasília