REDES SOCIAIS

27°C

Pouco antes do anúncio, Rubio escreveu bilhete para Trump falando do acordo assinado; VEJA

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Antes do anúncio da primeira parte do cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista Hamas nesta quarta-feira (8), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu um bilhete do Secretário de Estado, Marco Rubio, sobre a confirmação do acordo proposto pelos EUA.

As duas autoridades americanas estavam em um evento de mesa redonda com influenciadores conservadores sobre o movimento antifa quando Rubio, do canto da sala, chamou a atenção do presidente.

Rubio disse que tinha novidades para Trump, mas que teria de esperar até que a imprensa saísse. Em seguida, ele entregou ao presidente um bilhete.

Segundo a agência de notícias Associated Press (AP), fotógrafos que cobriam o evento ampliaram as imagens e conseguiram ler o que estava escrito no papel timbrado da Casa Branca:

?Você precisa aprovar uma postagem no Truth Social logo, para poder anunciar o acordo primeiro.? (Veja em foto acima).

A AP revelou ainda que, mesmo após receber o recado, Trump continuou conversando com os influenciadores e respondendo a perguntas da imprensa, enquanto o secretário de Estado demonstrava crescente impaciência.

Após cerca de duas horas do bilhete, o republicano foi às redes anunciar a primeira parte do cessar-fogo.

LEIA MAIS

Anúncio da primeira fase do cessar-fogo

Inicialmente, o aceite de Israel e do grupo terrorista Hamas informação foi divulgada pelo presidente Donald Trump em uma rede social e confirmada por mediadores do cessar-fogo.

Trump afirmou que Israel e Hamas concordaram com os termos da primeira fase do plano de paz. Segundo ele, todos os reféns mantidos pelo grupo terrorista desde 7 de outubro de 2023 na Faixa de Gaza serão libertados.

  • Israel afirma que 48 reféns continuam sob poder do Hamas, dos quais 20 estão vivos.
  • Pela proposta da Casa Branca divulgada em setembro, o grupo terrorista teria um prazo de 72 horas para libertar as vítimas.
  • Em troca, Israel deve soltar prisioneiros palestinos.

O presidente americano também afirmou que Israel recuará as tropas que estão na Faixa de Gaza para uma linha acordada. Ainda não está claro onde os militares ficarão posicionados. Segundo Trump, a assinatura do acordo representa os primeiros passos em direção a uma paz duradoura.

“Todas as partes serão tratadas com justiça! Este é um GRANDE dia para o mundo árabe e muçulmano, para Israel, para todas as nações vizinhas e para os Estados Unidos da América”, publicou.

Agradecemos aos mediadores do Catar, Egito e Turquia, que trabalharam conosco para que este evento histórico e sem precedentes acontecesse. ABENÇOADOS OS PACIFICADORES!”

Majed Al-Ansari, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, disse que o acordo abrange todas as disposições e mecanismos para implementação da primeira fase do cessar-fogo. Segundo ele, isso permitirá o fim da guerra e a entrada de ajuda humanitária em Gaza.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS