Termina nesta quinta-feira (17) o prazo para a Enel se explicar a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça sobre o apagão em São Paulo, que provocou prejuízos a milhões de moradores desde a última semana.
A secretaria fez uma série de cobranças ? e deu prazo de 24 horas, dada a urgência do caso. O prazo é improrrogável.
A Enel tem que responder até esta quinta:
- Qual o diagnóstico do problema?
1.a) Quantas pessoas foram atingidas pela interrupção do fornecimento de energia elétrica?
1.b) Qual o impacto do evento climático na rede de distribuição? - Já houve restabelecimento do fornecimento de energia elétrica pela empresa nas referidas localidades? Quando?
- Se ainda não houve restabelecimento, qual o plano de ação e o cronograma?
- Quais os canais de atendimento disponibilizados aos consumidores impactados?
4.a) Há previsão de ampliação desses canais no período de aumento da demanda?
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A secretaria deu, também, prazo de 5 dias para a Enel responder a outros questionamentos:
- Quais são os recursos (financeiros, humanos, organizacionais, de estrutura) previstos para uso em situações emergenciais como essa?
1.a) Que quantitativo de funcionários foi disponibilizado para resolver o problema e restabelecer o fornecimento de energia elétrica?
1.b) Que quantitativo de veículos foi disponibilizado para resolver o problema e restabelecer o fornecimento de energia elétrica? - Outros esclarecimentos considerados pertinentes pela notificada.
Perguntas sobre apagão de 2023
Termina nesta quinta, também, o prazo para a Enel explicar dúvidas pendentes ainda do apagão anterior, de 2023.
A Enel terá que dizer:
- se ressarciu os consumidores prejudicados há um ano;
- quantos foram ressarcidos;
- e em qual valor.
Fonte G1 Brasília