REDES SOCIAIS

30°C

Projeto garante que pais passem por curso de técnicas de desengasgo durante pré-natal

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

@media only screen and (max-width: 767px) {
.img-wrapper {
margin-bottom: 5px;
}

.content-title {
margin-bottom: 10px;
}
}

Levantamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgado no ano passado indica que 15 bebês morrem engasgados por dia. Já um estudo mais abrangente do Sistema Único de Saúde – SUS, mostrou que entre 2009 e 2019, o número de mortes por engasgo notificados em crianças de 0-9 anos de idade, no Brasil, foi de 2.148 óbitos.

Os engasgos, em especial de crianças são recorrentes. Neste cenário, vereadores por Várzea Grande aprovaram um projeto de Lei que incluiu o treinamento e instruções acerca do método de Heimlich (desengasgo) no pré-natal. A proposta é de autoria do vereador Alessandro Moreira (PP) e precisa ser sancionada pelo prefeito Kalil Baracat (MDB) para entrar em vigor.

Conforme o autor, a intenção é que os pais ou responsáveis estejam preparados, caso um bebê se engasgue com leite materno, objeto ou qualquer outro material que seja colocado na boca.

“O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a criança à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações. Os pais devem estar preparados para que possam salvar a vida da criança até que chegue o socorro médico”, relata o vereador.

Consta do Projeto de Lei que treinamento e orientações deverão ser ministrados por profissionais da saúde, com qualificação, conteúdo e carga horária mínima definida. As técnicas ensinadas devem ser usadas em crianças recém-nascidas.

Fonte: Isso É Notícia

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS