REDES SOCIAIS

26°C

PSOL oficializa apoio à pré-candidatura de Lula à Presidência

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O PSOL oficializou neste sábado (30) o apoio à pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência. O apoio foi aprovado durante conferência eleitoral do partido.

O PSOL vinha negociando o apoio ao petista desde o início do ano. A sigla apresentou ao PT algumas condições para a aliança, entre elas:

  • enfrentamento à crise climática com medidas para financiar a transição energética
  • defesa de um novo modelo de desenvolvimento da Amazônia e desmatamento zero
  • garantia de direitos aos povos indígenas, tradicionais e quilombolas
  • compromisso com uma reforma tributária, que diminua a taxação no consumo de bens essenciais e populares e crie taxação de grandes fortunas
  • apoio à revogação das reformas trabalhista e da Previdência e também do teto de gastos

De acordo com o PSOL, o PT acolheu as sugestões “com pequenos ajustes” e se comprometeu com esforços para reverter políticas “neoliberais”.

O PT já informou que pretende lançar oficialmente a pré-candidatura de Lula neste mês de maio. A candidatura em si só pode ser confirmada, de acordo com as leis eleitorais, a partir de julho. Só depois disso a campanha está liberada.

Federação com a Rede


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

No dia 18 de abril, o PSOL aprovou a federação com a Rede Sustentabilidade.

A possibilidade de os partidos formarem federações foi aprovada pelo Congresso Nacional. O presidente Jair Bolsonaro chegou a vetar a proposta, mas os parlamentares derrubaram o veto.

As federações são diferentes das coligações. Isso porque, nas federações, os partidos se unem por pelo menos quatro anos, enquanto nas coligações a aliança política se dá somente no período eleitoral.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS