A Quaest, contratada pela TV Liberal, realizou 900 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 16 e 18 de outubro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PA-03455/2024.
No grupo de eleitores que votou no atual prefeito, Edmilson Rodrigues (Psol), no primeiro turno, 66% agora declaram voto em Igor, contra 14% que escolhem Eder Mauro. No eleitorado de Thiago Araújo (Republicanos),49% migraram para o candidato do PL, enquanto 36% indicam preferir o candidato do MDB.
Pesquisa estimulada
O levantamento mostrou a intenção de voto estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor no momento da entrevista. Os votos são totais, ou seja, brancos, nulos e indecisos não são excluídos da pesquisa.
- Igor Normando (MDB): 51%. Com a margem de erro, estima-se que tenha entre 48 e 54%.
- Delegado Eder Mauro (PL): 33%. Com a margem de erro, oscila entre 30 e 36%.
- Indecisos: 6%
- Branco, nulo ou não vai votar: 10%
LEIA TAMBÉM:
Pesquisa espontânea
A Quaest também pesquisou a intenção de votos espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados. Veja abaixo os resultados das intenções de voto.
- Igor Normando (MDB): 47% Considerando a margem de erro, tem entre 44% e 50%.
- Delegado Eder Mauro (PL): 29%. Considerando a margem de erro, tem entre 26% e 32%.
- Indecisos: 21%. Com a margem de erro, o percentual de indecisos pode ser entre 18% e 24%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 3%
Decisão de voto
Na análise de decisão do voto, quando o entrevistado é perguntado se a escolha apontada no cenário estimulado é definitiva ou ainda pode mudar, 81% dos eleitores dizem que a escolha de voto é definitiva, enquanto 18% dizem que a escolha poderia mudar, e 1% não soube ou quis responder.
Entre eleitores de Igor (MDB), 84% dizem que a escolha é definitiva, 15% dizem que a escolha pode mudar e 1% não soube ou quis responder. O mesmo entre eleitores de Delegado Eder Mauro (PL): 84% dizem que a escolha é definitiva, enquanto para 15% a escolha pode mudar e 1% não soube ou quis responder.
Conhecimento e imagem dos candidatos
Na análise de conhecimento e imagem, quando os eleitores são perguntados se conhecem cada um dos candidatos, e se têm uma imagem positiva ou negativa, 55% dizem que têm uma imagem positiva de Igor (MDB), enquanto 18% têm uma imagem negativa, 21% afirmam não conhecê-lo, e 6% não souberam ou quiseram responder.
Em relação ao Delegado Eder Mauro (PL), 43% dizem que têm uma imagem positiva do candidato, enquanto 40% têm uma imagem negativa, 12% não o conhecem, e 5% não souberam ou quiseram responder.
Igor lidera entre:
- mulheres e homens;
- Quem tem 16 e 34, 35 a 59 anos, e 60 anos ou mais;
- Quem tem ensino fundamental; médio (completo ou incompleto); e ensino superior
- Quem ganha até três salários mínimos; quem ganha entre três e sete salários mínimos; entre os que ganham sete salários mínimos.
- Católicos e outras, ou que não tem religião;
- e eleitores de Lula (PT) no 2º turno de 2022
Eder Mauro lidera entre:
- eleitores de Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno de 2022
Há empate técnico entre os dois, considerando a margem de erro, entre:
- Quem é evangélico, com 45% de votos desses eleitores a Eder Mauro e 43% de votos para Igor
Medo
A Quaest pesquisou os eleitores sobre o sentimento em relação à eleição, questionando: “O que você diria que te dá mais medo hoje?”:
- 50% dos eleitores disseram que dá mais medo eleger Eder Mauro
- 28% disseram que eleger Igor Normando dá mais medo
- 4% os dois
- 11% Nenhum dos dois
- 7% não sabem/não responderam
MAIS VÍDEOS com notícias do Pará:
Fonte G1 Brasília