REDES SOCIAIS

16°C

Quem é Patricia Bullrich, nova ministra do governo Javier Milei na Argentina

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Patricia Bullrich é a nova ministra de Segurança do governo do argentino Javier Milei. Ela retorna ao cargo que já exerceu durante o governo do ex-presidente Mauricio Macri.

Bullrich tem 67 anos e nasceu em Buenos Aires, em uma família rica e tradicional da Argentina.

Ela foi candidata da direita tradicional nestas eleições presidenciais, mas começou a carreira política no campo ideológico oposto: durante a última ditadura militar do país, no fim dos anos 1970, ela foi do grupo de militantes de esquerda Montoneros. Ao longo dos anos, Bullrich foi se deslocando para a direita.

Antes de ser ministra de Macri, ela foi ministra do Trabalho e da Segurança Social do governo de Fernando de la Rua, uma gestão que se desintegrou com uma grave crise econômica em 2001.

Anos mais tarde, Bullrich aliou-se a Mauricio Macri, político em ascensão que havia sido presidente do clube de futebol Boca Juniors e fundado o próprio partido, o Proposta Republicana (ou Pro). Nas eleições presidenciais de 2015, Macri, que já tinha sido prefeito da cidade de Buenos Aires, conseguiu tirar os peronistas do governo da Argentina e levou Bullrich para o Ministério da Segurança.

Durante a campanha eleitoral na Argentina, Patricia Bullrich ficou conhecida como “candidata da lei e da ordem”, por defender ideias como aumentar penas para menores de idade que cometem crimes e alterar a idade em que as pessoas são consideradas imputáveis.

Bullrich criticou Milei ao longo da campanha e chegou a chamar suas ideias de “perigosas e ruins”. Em entrevista nesta quarta-feira (22), no entanto, ela afirmou que quer impedir o “perigo do kirchnerismo”, em referência a Sergio Massa, aliado dos ex-presidentes Nestor e Cristina Kirchner.

Após ficar em terceiro lugar no primeiro turno, ela apoiou Milei no segundo turno das eleições.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS