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O piloto Rafael Suzuki, oitavo colocado na temporada da Stock Car, deixou uma impressão bastante positiva após dar as primeiras voltas no novo autódromo de Cuiabá.
Mesmo com o vendaval que interrompeu a atividade e limitou o tempo de pista, Suzuki afirmou que já foi possível perceber a qualidade e o potencial do circuito, que estreia no calendário da categoria.
– A gente acabou dando muito menos voltas do que o programado, né? Quando o vendaval chegou, tínhamos dado cinco ou seis voltas, mas faz parte. Ainda assim, pude conhecer um pouquinho da pista – comentou.
A primeira sensação, segundo ele, foi de surpresa com as dimensões do traçado.
– A pista é grande, a gente brinca que é um tapete. É muito lisa, sem ondulações, e pelo tempo de volta é maior que Interlagos.
O circuito impressionou também pelo nível do asfalto. Suzuki explica que foi utilizado um composto mais emborrachado, semelhante ao encontrado em pistas de Fórmula 1.
Outro detalhe curioso é a inclinação construída propositalmente para auxiliar o carro nas curvas de baixa velocidade, algo pouco comum nos autódromos brasileiros. A iluminação também chamou atenção do piloto, especialmente porque os carros da Stock Car não possuem faróis.
– Disseram que aqui usaram um padrão de F1, para dar mais aderência e melhorar a drenagem na chuva. Isso faz muita diferença para a confiança do piloto. A luz precisa ser muito boa, já que nosso farol é bem fraco. E aqui está aprovada.
A pista ainda promete altas velocidades. Na longa reta principal, os carros devem atingir cerca de 240 km/h, consolidando o circuito como um dos mais rápidos da temporada.
Suzuki encerrou destacando a expectativa para a etapa inédita.
-Estou ansioso. Chegar numa cidade nova para a Stock Car, num autódromo lindo como esse, é especial. Tô contando os minutos para acelerar – disse o piloto.
Novo palco no Parque
O circuito cuiabano está localizado dentro do Parque Novo Mato Grosso, complexo projetado para ser o maior centro multieventos da América Latina. O autódromo é uma das principais estruturas do espaço e foi construído de acordo com normas da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
A pista principal tem 4.500 metros de extensão, e o anel externo conta com 2.800 metros. Um dos diferenciais é o sistema de iluminação artificial, formado por 128 torres e 768 refletores, que pretende garantir visibilidade e segurança para corridas noturnas.
Além da Stock Car, a programação em Cuiabá marcará também a estreia do novo circuito para o TCR South America, o TCR Brasil e a Turismo Nacional.
Fonte GE Esportes