Ranking de Competitividade dos Estados 2022 apontam que Mato Grosso é a unidade federativa que mais promove credibilidade fiscal e financeira no Brasil. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (01). O ranking mede vários indicadores e na colocação geral do ranking, o Estado está na 5ª posição, subindo duas em relação ao ranking de 2021.
A solidez considera uma série de indicadores como taxa de investimentos, regra de ouro, solvência fiscal, sucesso do planejamento orçamentário, dependência fiscal, resultado primário, gasto com pessoal, índice de liquidez e poupança corrente. “Com essa solidez que nós conquistamos que o Estado passou a se tornar capaz de investir em escolas, hospitais, estradas, ações sociais, além de atrair empresas, investimentos e empregos para os mato-grossenses”, comemorou o governador Mauro Mendes nas suas redes sociais.
O Ranking de Competitividade dos Estados, usado para avaliar a qualidade da gestão pública, avalia os 27 estados brasileiros em áreas consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública. São avaliados 86 indicadores, distribuídos em dez pilares: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.
No quesito infraestrutura o Estado subiu cinco posições e ocupa agora o 3º lugar. No potencial de mercado está no 6º lugar. Figura na 8ª posição no quesito Segurança Pública (subindo uma posição em relação a 2021), 10ª posição no quesito Educação (subindo duas em relação a 2021) e 10ª posição em Sustentabilidade Social.
Fonte: Isso É Notícia