window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
O rei Charles III participa na manhã deste sábado (17) de seu primeiro desfile oficial de aniversário como soberano, o tradicional “Trooping the Colour” (ou “Cortejo de Aniversário do Rei”), em Londres.
O evento ocorre há mais de 260 anos e conta com a atuação de 1.400 soldados, 200 cavalos e 400 músicos, que desfilam pelas ruas da capital britânica para inspecionar soldados.
Apesar da grande celebração, o verdadeiro aniversário do rei Charles III não é neste sábado. Ele nasceu em 14 de novembro de 1948.
O monarca do Reino Unido deixou o Palácio de Buckingham a cavalo para a cerimônia, seguido por seu filho, o príncipe William; e seus irmãos, princesa Anne e príncipe Edward (veja o vídeo acima).
A rainha Camilla e a princesa Catherine saíram na sequência, em uma carruagem, com o príncipe George, a princesa Charlotte e o príncipe Louis.
Ao aparecer a cavalo, Charles, de 74 anos, revive uma tradição que sua mãe, a rainha Elizabeth, abandonou em 1986, quando tinha 60 anos, conforme a Reuters.
Por que a celebração não acontece no aniversário verdadeiro do rei?
Considerando o clima imprevisível da Grã-Bretanha, os aniversários verdadeiros dos reis e rainhas coincidiam, muitas vezes, com o inverno, períodos chuvosos ou dias nublados.
Por isso, desde o reinado de Edward VII (1901 ? 1910), o “Trooping the Color” acontece em maio ou junho, quando o clima da região é mais estável.
Fonte G1 Brasília