O senador Weverton Rocha (MA), líder do PDT, foi comunicado nesta terça-feira (25) que seria o relator da indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal.
Weverton recebeu a notícia em Roma, na Itália, onde participa de um evento empresarial. Vice-líder do governo no Senado, ele também foi relator da indicação de Flávio Dino ao STF.
?Assim que retornar ao Senado, na próxima semana, vou tratar dessa missão com a responsabilidade que o processo requer”, disse o parlamentar do PDT.
No retorno ao Brasil, o senador pretende se reunir com o presidente do Senado e com Jorge Messias, para acertar os detalhes da sabatina.
Os presidentes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Otto Alencar (PSD-BA), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), anunciaram nesta terça-feira (25) que a CCJ vai sabatinar o advogado-geral da União, Jorge Messias, no dia 10 de dezembro.
No mesmo dia, segundo Alcolumbre, o plenário vai votar a indicação de Lula ao Supremo Tribunal Federal.
Alcolumbre defendia o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para vaga no Supremo, mas, na semana passada, Lula descartou a possibilidade de indicá-lo e logo depois anunciou o nome de Messias.
Messias foi indicado pelo petista para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso, que pediu a aposentadoria antecipada da Corte em outubro.
Nesta segunda-feira (24), Messias publicou uma carta direcionada a Alcolumbre.
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-cc166 .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
Na mensagem, ele afirma se sentir no dever de oferecer-se ao “escrutínio constitucional” do presidente do Senado e menciona que, juntos, eles sempre poderão aprofundar o diálogo.
Embora já publicada no diário oficial, a mensagem do presidente Lula que indica Jorge Messias para a vaga do ministro aposentado Luís Roberto Barroso ainda não foi enviada ao Senado.
Corpo a corpo
Desde a semana passada, Jorge Messias tem procurado os senadores pedindo para ser recebido.
Mas, até o momento, são poucas as confirmações. Já houve pedidos de conversas com as lideranças do MDB e do PSD. As datas ainda não foram marcadas.
Jorge Messias tem priorizado senadores da bancada evangélica para os primeiros contatos. Ele também é evangélico.
Fonte G1 Brasília