REDES SOCIAIS

32°C

Relatora da CPI dos Atos Golpistas propõe ‘Memorial à Democracia’ na área externa do Senado

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A relatora da CPI dos Atos Golpistas, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), vai propor ao Senado a criação de um “Memorial em Homenagem à Democracia Brasileira”.

O projeto foi apresentado nesta segunda-feira (16) e precisará ser aprovado pelos demais senadores. Ainda não foi definido se o texto vai direto a plenário ou se passará antes pelas comissões.

A ideia é que o memorial seja instalado na parte externa do Senado Federal, com um placa fazendo referência aos ataques à sede dos Três Poderes do dia 8 de janeiro.

“A República Federativa do Brasil constitui-se, nos termos do artigo 1º da Constituição Federal de 1988, em Estado Democrático de Direito. No dia 8 de janeiro de 2023, a Democracia brasileira foi atacada. Nunca, os democratas, esqueceremos”, dirá a placa se o projeto for aprovado.

Na justificativa do projeto, Eliziane diz que os trabalhos da CPI mostraram a necessidade de criar um memorial para “cultivar a fé” na democracia e lembrar os crimes cometidos.

“Ter a infâmia sempre em nossa memória cívica e histórica é uma garantia de um futuro sem mais episódios golpistas como o visto no 8 de janeiro de 2023”, afirmou.

A relatora ainda afirmou que, apesar das tentativas de “ruptura com a democracia”, o Brasil resistiu e superou essa fase da história.

“Vimos que o Brasil se aproximou muito de registrar uma ruptura institucional com a democracia, com um sem-número de autocratas delirantes capazes a tudo, até mesmo tentar tomar à força o poder constituído após o persistente processo de cupinizar a democracia não ter dado os frutos esperados no tempo almejado”, finalizou.

Relembre as imagens dos atos golpistas no vídeo abaixo:

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS