REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Relatório da LDO pode aumentar, na prática, emendas obrigatórias e amarrar governo, dizem técnicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O relatório da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), protocolado nesta quinta-feira (7) pelo deputado Danilo Forte (União-BA), pode, na prática, aumentar as emendas parlamentares obrigatórias e amarrar o poder do governo na hora de fazer os pagamentos, segundo técnicos de Orçamento da Câmara dos Deputados.

Uma das principais mudanças feitas em relação às emendas parlamentares diz respeito aos recursos destinados às comissões temáticas.

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) decretar o fim das emendas de relator, que ficaram conhecidas como Orçamento Secreto, os parlamentares turbinaram o montante das emendas de comissão.

Em 2022, por exemplo, o valor autorizado para essas emendas foi de R$ 329,4 milhões. Já em 2023, estas emendas saltaram para R$ 6,9 bilhões. Contudo, pelas regras atuais, o governo não é obrigado a pagar esta cifra bilionária — tanto que apenas 2,7% do valor reservado foram pagos até agora (veja mais abaixo).

Emendas de comissão
Valores cresceram após decisão do STF que acabou com o Orçamento Secreto.

(function () {
const chartData = {“APIDocumentID”:”142348c3-060a-4418-b59a-5f896f52ec69″,”options”:{“credits”:”LDO”,”data”:[{“name”:”2022″,”value”:[“329,4”]},{“name”:”2023″,”value”:[“6899,5″]}],”inverted”:false,”name”:”Anos”,”subtitle”:”Valores cresceram apu00f3s decisu00e3o do STF que acabou com o Oru00e7amento Secreto.”,”title”:”Emendas de comissu00e3o”,”yAxisTitle”:”Valor (em milhu00f5es de reais)”},”svg”:”%3Csvg xmlns:xlink=u0027http://www.w3.org/1999/xlinku0027 version=u00271.1u0027 class=u0027highcharts-rootu0027 style=u0027font-family:%26quot%3Bopensans%26quot%3B%2C %26quot%3Bopen sans%26quot%3B%2C %26quot%3Bhelvetica%26quot%3B%2C %26quot%3Bverdana%26quot%3B%3Bfont-size:12px%3Bcolor:%23333333%3Bfill:%23333333%3Bu0027 xmlns=u0027http://www.w3.org/2000/svgu0027 width=u0027600u0027 height=u0027400u0027 viewBox=u00270 0 600 400u0027%3E%3Cdesc%3ECreated with Highcharts 5.0.9%3C/desc%3E%3Cdefs%3E%3CclipPath id=u0027highcharts-p8dnb6t-537u0027%3E%3Crect x=u00270u0027 y=u00270u0027 width=u0027539u0027 height=u0027338u0027 fill=u0027noneu0027%3E%3C/rect%3E%3C/clipPath%3E%3C/defs%3E%3Crect fill=u0027transparentu0027 class=u0027highcharts-backgroundu0027 x=u00270u0027 y=u00270u0027 width=u0027600u0027 height=u0027400u0027 rx=u00270u0027 ry=u00270u0027%3E%3C/rect%3E%3Crect fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-plot-backgroundu0027 x=u002751u0027 y=u002710u0027 width=u0027539u0027 height=u0027338u0027%3E%3C/rect%3E%3Cg class=u0027highcharts-grid highcharts-xaxis-grid u0027%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 320.5 10 L 320.5 348u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 589.5 10 L 589.5 348u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 50.5 10 L 50.5 348u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-grid highcharts-yaxis-grid u0027%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 51 348.5 L 590 348.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 51 306.5 L 590 306.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 51 264.5 L 590 264.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 51 221.5 L 590 221.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 51 179.5 L 590 179.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 51 137.5 L 590 137.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 51 94.5 L 590 94.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 51 52.5 L 590 52.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 stroke=u0027%23e6e6e6u0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-grid-lineu0027 d=u0027M 51 9.5 L 590 9.5u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3C/g%3E%3Crect fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-plot-borderu0027 x=u002751u0027 y=u002710u0027 width=u0027539u0027 height=u0027338u0027%3E%3C/rect%3E%3Cg class=u0027highcharts-axis highcharts-xaxis u0027%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-ticku0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 320.5 348 L 320.5 358u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-ticku0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 590.5 348 L 590.5 358u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-ticku0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 50.5 348 L 50.5 358u0027 opacity=u00271u0027%3E%3C/path%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-axis-lineu0027 stroke=u0027%23ccd6ebu0027 stroke-width=u00271u0027 d=u0027M 51 348.5 L 590 348.5u0027%3E%3C/path%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-axis highcharts-yaxis u0027%3E%3Ctext x=u002710.8232421875u0027 text-anchor=u0027middleu0027 transform=u0027translate(0%2C0) rotate(270 10.8232421875 179)u0027 class=u0027highcharts-axis-titleu0027 style=u0027color:%23333%3Bfont-weight:bold%3Bfont-size:12px%3Bfill:%23333%3Bu0027 y=u0027179u0027%3E%3Ctspan%3EValor (em milh%C3%B5es de reais)%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Cpath fill=u0027noneu0027 class=u0027highcharts-axis-lineu0027 d=u0027M 51 10 L 51 348u0027%3E%3C/path%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-series-groupu0027%3E%3Cg class=u0027highcharts-series highcharts-series-0 highcharts-column-series highcharts-color-undefined u0027 transform=u0027translate(51%2C10) scale(1 1)u0027 clip-path=u0027url(%23highcharts-p8dnb6t-537)u0027%3E%3Crect x=u002769.5u0027 y=u0027324.5u0027 width=u0027130u0027 height=u002714u0027 fill=u0027%23EC473Cu0027 stroke=u0027%23ffffffu0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-point highcharts-color-0u0027%3E%3C/rect%3E%3Crect x=u0027339.5u0027 y=u002746.5u0027 width=u0027130u0027 height=u0027292u0027 fill=u0027%239C3866u0027 stroke=u0027%23ffffffu0027 stroke-width=u00271u0027 class=u0027highcharts-point highcharts-color-1u0027%3E%3C/rect%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-markers highcharts-series-0 highcharts-column-series highcharts-color-undefined u0027 transform=u0027translate(51%2C10) scale(1 1)u0027 clip-path=u0027noneu0027%3E%3C/g%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-data-labels highcharts-series-0 highcharts-column-series highcharts-color-undefined u0027 transform=u0027translate(51%2C10) scale(1 1)u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Cg class=u0027highcharts-label highcharts-data-label highcharts-data-label-color-0 u0027 transform=u0027translate(114%2C301)u0027%3E%3Ctext x=u00275u0027 style=u0027font-size:12px%3Bfont-weight:bold%3Bcolor:%230f0f0f0%3Btext-outline:1px contrast%3Bfill:%230f0f0f0%3Bu0027 y=u002717u0027%3E%3Ctspan x=u00275u0027 y=u002717u0027 class=u0027highcharts-text-outlineu0027 fill=u0027%23FFFFFFu0027 stroke=u0027%23FFFFFFu0027 stroke-width=u00272pxu0027 stroke-linejoin=u0027roundu0027 style=u0027u0027%3E329%2C4%3C/tspan%3E%3Ctspan x=u00275u0027 y=u002717u0027%3E329%2C4%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-label highcharts-data-label highcharts-data-label-color-1 u0027 transform=u0027translate(379%2C23)u0027%3E%3Ctext x=u00275u0027 style=u0027font-size:12px%3Bfont-weight:bold%3Bcolor:%230f0f0f0%3Btext-outline:1px contrast%3Bfill:%230f0f0f0%3Bu0027 y=u002717u0027%3E%3Ctspan x=u00275u0027 y=u002717u0027 class=u0027highcharts-text-outlineu0027 fill=u0027%23FFFFFFu0027 stroke=u0027%23FFFFFFu0027 stroke-width=u00272pxu0027 stroke-linejoin=u0027roundu0027 style=u0027u0027%3E6.899%2C5%3C/tspan%3E%3Ctspan x=u00275u0027 y=u002717u0027%3E6.899%2C5%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3C/g%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-axis-labels highcharts-xaxis-labels u0027%3E%3Ctext x=u0027188.5784271247462u0027 style=u0027color:%23333%3Bcursor:default%3Bfont-size:12px%3Bfont-weight:bold%3Bfill:%23333%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0) rotate(-45 188.5784271247462 364)u0027 y=u0027364u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E2022%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u0027458.0784271247462u0027 style=u0027color:%23333%3Bcursor:default%3Bfont-size:12px%3Bfont-weight:bold%3Bfill:%23333%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0) rotate(-45 458.0784271247462 364)u0027 y=u0027364u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E2023%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3C/g%3E%3Cg class=u0027highcharts-axis-labels highcharts-yaxis-labels u0027%3E%3Ctext x=u002736u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027353u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E0%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002736u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027310u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E1k%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002736u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027268u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E2k%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002736u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027226u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E3k%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002736u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027184u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E4k%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002736u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u0027141u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E5k%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002736u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u002799u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E6k%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002736u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u002757u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E7k%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3Ctext x=u002736u0027 style=u0027color:%23666666%3Bcursor:default%3Bfont-size:11px%3Bfill:%23666666%3Bu0027 text-anchor=u0027endu0027 transform=u0027translate(0%2C0)u0027 y=u002715u0027 opacity=u00271u0027%3E%3Ctspan%3E8k%3C/tspan%3E%3C/text%3E%3C/g%3E%3C/svg%3E”,”themes”:{“colors”:[“#EC473C”,”#9C3866″,”#FB7B82″,”#FEA44D”,”#B76FB5″,”#62BDE1″,”#55B46F”,”#3279BD”,”#8F91B1″,”#F7CE6A”]},”type”:”column”};

window.ShowChart = window.ShowChart || [];
window.ShowChart.push({
key: “f6f93”,
type: chartData.type,
colors: chartData.themes.colors,
options: chartData.options
});
})();

Fonte: LDO

“Contorna a Constituição”

Hoje, a Constituição determina que apenas as emendas individuais (destinadas a cada deputado e senador) e as de bancada (direcionadas a um grupo de parlamentares de um mesmo estado) são impositivas, ou seja, de pagamento obrigatório pelo governo.

Mas o relator incluiu na LDO medidas que, na prática, poderiam obrigar o governo a pagar também as emendas de comissão.

Segundo técnicos de Orçamento ouvidos reservadamente pela reportagem, as medidas, na prática, criam por meio da LDO — uma legislação anual — a ideia de emendas de comissão impositivas, ou seja, obrigatórias, ainda que oficialmente não levem esse nome.

O correto, segundo esses analistas, seria que a regra viesse na Constituição, como acontece com as individuais e de bancada, já que a medida envolve o Poder Executivo. “A regra contorna a Constituição”, critica um técnico.

Pela manhã, ao ser entrevistado por jornalistas, Danilo Forte negou que tornaria essas emendas obrigatórias. ?Não, não serão impositivas?, afirmou ele sobre as emendas de comissão.

Medidas propostas

  • Limite para bloqueio

Hoje, por não serem obrigatórias, o governo não precisa seguir uma regra para contingenciar — ou seja, bloquear o pagamento — das emendas de comissão, o que abre espaço para que todo o valor destinado a elas seja contingenciado.

Já as emendas impositivas (individuais e de bancada) só podem ser bloqueadas se respeitarem a mesma proporção das despesas discricionárias, ou seja, aquelas cuja utilização é decidida diretamente pelo governo.

No parecer apresentado nesta quinta-feira, Danilo Forte prevê que o bloqueio das emendas de comissão também deve respeitar o das despesas discricionárias. Isso, na prática, é mais uma amarra para o governo na execução das despesas.

O relator argumenta que no modelo atual, ?as emendas de comissão podem ser totalmente contingenciadas caso haja necessidade de limitação para cumprimento das metas fiscais e o Executivo prestigie as programações por si propostas?.

  • Prazo para pagamento

O relator criou um prazo de 90 dias, a partir da indicação pelo Congresso, para que os órgãos responsáveis pelo pagamento divulguem os programas e ações, além de análise e ajuste das propostas, registros e eventual impedimento para pagamento.

Após esse prazo, o governo tem 30 dias para empenhar os recursos (ou seja, reservar para pagamento). Todo o pagamento tem que ser feito até o dia 30 de junho no caso de transferências fundo a fundo — ou seja, da União para os entes federados — para as áreas de saúde e assistência social.

Hoje, não há cronograma de pagamento para as emendas obrigatórias, desde que elas sejam pagas ao longo do ano. No caso das emendas de comissão, não há regra nenhuma sobre pagamento.

  • Aumento dos recursos

Outra medida é a previsão de que as emendas de comissão devem corresponder a, pelo menos, 0,9% da receita corrente líquida (RCL) de 2022 – sendo dois terços para a Câmara dos Deputados e um terço para o Senado. De acordo com estimativas de técnicos, isso representaria cerca de R$ 11 bilhões.

Hoje, não há norma que vincule as emendas de comissão a um patamar mínimo da receita corrente líquida. Elas variaram de valor nos últimos anos.

Em 2023, R$ 6,9 bilhões estavam reservados para as emendas de comissão. Deste montante, R$ 4,73 bilhões foram empenhados (reservados para pagamento), mas apenas R$ 188,2 milhões foram efetivamente pagos. Os dados são do Siga Brasil, plataforma de monitoramento do Senado.

O não pagamento das emendas de comissão foi motivo de insatisfação de parlamentares ao longo do ano.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS