REDES SOCIAIS

22°C

Resgate de brasileiros é oportunidade para Forças Armadas recuperarem prestígio no governo

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A volta dos brasileiros que estavam presos na Faixa de Gaza, concluindo a operação de resgate com sucesso depois da retirada de nacionais em Israel e Cisjordânia, foi uma oportunidade para as Forças Armadas recuperarem prestígio dentro do governo Lula sob comando do ministro da Defesa, José Mucio Monteiro.

Depois de um início recheado de crises, com queda do primeiro comandante do Exército e desconfiança do Palácio do Planalto com militares, as Forças Armadas começaram a fazer um trabalho para recuperar sua imagem não só dentro do governo como também na sociedade.

A decisão de não poupar militares que participaram dos atos golpistas, principalmente depois de revelada a participação do pai de Mauro Cid na venda de joias de Jair Bolsonaro, ajudou a mudar o clima.

Agora, a Força Área Brasileira participou ativamente da bem-sucedida volta dos brasileiros da área de conflito entre Israel e Hamas. Hoje, o clima dentro do Palácio do Planalto mudou.

Até o Gabinete de Segurança Institucional deixou de ser alvo de ataques de petistas e, segundo integrantes do GSI, o ministério está tendo tranquilidade para fazer o seu trabalho.

Na avaliação de militares, o início do mandato de Lula para eles foi complicado.

?Havia uma grande desconfiança, parecia que a ação de um grupo muito minoritário estava contaminando as Forças Armadas como um todo. Foi um início de governo difícil, mas aos poucos fomos mostrando que em nenhum momento a cúpula estava ligada à aventura golpistas de alguns no governo Bolsonaro?, relatou um militar ao blog.

Esse interlocutor da cúpula das Forças Armadas lembra ainda o trabalho do Exército, Marinha e Aeronáutica no Rio de Janeiro e na Terra Indígena Yanomami. ?As coisas estão voltando para o seu devido lugar, de onde nunca saíram, mas que alguns poucos tentavam subverter a ordem?, acrescentou.

Assessores de Lula reconhecem que o trabalho do ministro da Defesa, José Mucio, muito criticando por petistas, foi também bem-sucedido.

O ministro buscou desde o início uma conciliação entre o presidente da República e as Forças Armadas. O clima de desconfiança foi sendo deixado para trás graças ao trabalho de José Mucio, afirmam assessores do presidente da República.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS