A Copa FMF inicia neste fim de semana, com sete clubes na briga pelo título. O ge reuniu as principais informações sobre a competição e equipes que estão na disputa da atual edição.
Fórmula de disputa
As sete equipes vão se enfrentar em turno único. Os quatro melhores avançam de fase. Tanto as semifinais quanto a final serão definidas no formato de ida e volta. Quem levantar a taça, garante vaga na Copa do Brasil do ano que vem.
Confrontos da 1ª rodada
31/08
- Academia x Primavera | 15h | Luthero Lopes
01/09
- Cáceres x Mixto | 16h | Antônio de Brito.
- Operário VG x Cuiabá | 18h | Dito Souza
Academia
A Academia vai competir no torneio estadual pela primeira vez – optou por não participar das duas últimas edições. Uma das principais novidades no grupo é o meia Gabriel Kazu, revelado pelo Luverdense e que estava no Avaí. O clube fechou o elenco com 25 atletas, formado majoritariamente por jovens da base e conta ainda com dois representantes internacionais: o lateral-direito Carlos Avila, apelidado de Panamá em referência ao seu país de origem, e o meia colombiano Almer Salas.
A missão de conduzir a equipe na competição está nas mãos do técnico Edilson Júnior, que retorna ao cargo após passagens em 2022 e 2023. Clique AQUI e leia mais sobre a Academia.
Cáceres
Atual campeão da segunda divisão do Mato-grossense, o Cáceres manteve a base do elenco e comissão técnica, além de buscar reforços pontuais. Algumas das contratações feitas foram a do atacante haitiano Jean Filder, conhecido no futebol mato-grossense com passagens por Dom Bosco, Primavera e Campo Novo, e o lateral-esquerdo Alisson, que estava no futebol boliviano. Confirma mais informações sobre o Cáceres.
Cuiabá
O Cuiabá vai novamente utilizar o elenco sub-20 na disputa da Copa FMF. O treinador será William Araújo, no clube desde 2021. Ele chegou a ter breve passagem como auxiliar técnico do Hercílio Luz, mas voltou para reassumir o sub-20.
O Dourado vai em busca do tri da Copa FMF. Leia mais sobre o plantel do time auriverde no torneio.
Mixto
Eliminado da Série D e sem calendário nacional no ano que vem, o clube mira no segundo título consecutivo para carimbar vaga na Copa do Brasil. A diretoria alvinegra renovou vínculo com 18 atletas que disputaram a quarta divisão nacional. Além dos remanescentes, chegaram ao Alvinegro o volante Hippólito e os atacantes Rodney e Vitinho. Veja mais informações sobre o Mixto.
Nova Mutum
O Nova Mutum optou pela continuidade no trabalho para a disputa da Copa FMF. A diretoria do Azulão manteve o técnico Mário Roberto no comando e irá utilizar a base do elenco que foi semifinalista no Campeonato Mato-grossense Sub-20. O clube buscou peças que disputaram a Série D nesta temporada. Do Porto Velho, chegam o goleiro Digão, os meias Emerson Bacas e Lucas Lourenço, e o atacante Abner, que retorna ao Nova Mutum após passagem no ano passado. Veja mais sobre o Azulão.
Operário VG
O Operário VG tenta o título inédito e buscou um elenco experiente para a disputa. Dentre os nomes, os mais conhecidos no estado são o lateral-esquerdo Fabinho e o goleiro Caio, ambos ex-União de Rondonópolis. Há também remanescentes da campanha no Mato-grossense, casos do lateral-direito Castanha, do volante Bigode e do meia Alyson. O técnico será Rogério Henrique, ex-Costa Rica-MS. Veja o elenco completo do Tricolor.
Primavera
O Primavera é outro estreante na Copa FMF. Um dos caçulas do futebol mato-grossense, o Gigante Roxo conta com 23 atletas no grupo até o momento e será comandada por André Domingues. O treinador de 35 anos esteve à frente do clube na Segunda Divisão de 2022 e retorna após dois anos. O Primavera fez sua estreia na primeira divisão do Campeonato Mato-grossense nesta temporada e conseguiu a permanência, terminando a campanha na sétima colocação. Veja o plantel do Primavera.
Fonte GE Esportes