Outros 10 nomes também foram divulgados para a comissão de transição. Confira abaixo os integrantes e suas ocupações.
- André Bassalo: controlador-geral do Estado
- Ana Gluck: procuradora-geral adjunta da PGE
- Carlos Maneschy: ex-reitor da UFPA e ex-presidente da Prodepa
- Cleidson Chaves: vereador e ex-secretário de saúde de Pau D’Arco
- Heloisa Guimarães: diretora-presidente do Hospital das Clínicas Gaspar Vianna
- Humberto Bozi: secretário adjunto da Seac
- Marcos de Matos: diretor de Fiscalização e auditor da Sefa
- Patrick Tranjan: secretário adjunto de Planejamento de Finanças da Seduc
- Deivison Alves: ex-secretário municipal de Urbanismo de Belém
- Tássia Brabo: advogada.
Reunião
Na quarta-feira (30), Igor Normando e o atual prefeito Edmilson Rodrigues se reuniram no Palácio Antônio Lemos. A reunião marcou o início oficial do processo de transição de governo.
“Fizemos uma reunião republicana, onde trocamos experiências e discutimos os desafios da nossa cidade, dando o primeiro passo para uma transição transparente”, afirmou Igor.
A partir da próxima segunda-feira, as equipes de transição de ambas as administrações se reunirão para iniciar o levantamento de informações e dados estratégicos, essenciais para o planejamento da gestão que assumirá no dia 1º de janeiro.
Fusão de secretarias
O prefeito eleito também disse que uma das metas para sua gestão a partir de 2025 é diminuir os custos da máquina pública para intensificar investimentos em áreas prioritárias. A proposta inclui a fusão de algumas secretarias e a redução de cargos comissionados.
“Nós trabalhamos com a ideia de 10% de contingenciamento, no mínimo, do custeio da máquina. Em relação aos cargos comissionados, nós vamos fazer uma grande avaliação porque, no nosso entendimento, é possível fazer uma diminuição”, explicou.
A futura gestão quer atuar de forma descentralizada, com criação de subprefeituras nos oito distritos administrativos. Segundo Igor, as subprefeituras atuarão de forma autônoma e terão o papel de fiscalizar serviços oferecidos nos bairros e dialogar com as secretarias.
Perfil
Igor Normando tem 37 anos e já atuou como titular da Secretaria de Estratégia de Articulação e Cidadania (Seac) do Pará entre fevereiro de 2023 e junho de 2024.
Ele deixou o Podemos e se filiou em março de 2024 ao MDB, partido do governador Helder Barbalho, para se tornar pré-candidato à prefeitura de Belém.
Primo de Helder Barbalho, Igor Normando atuou como vereador por dois mandatos em Belém (entre 2013 e 2019). Ele é defensor da causa animal e foi eleito deputado estadual pelo Pará em 2018, sendo reeleito em 2022.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA
Fonte G1 Brasília