A Secretária Municipal de Saúde de Cuiabá, Suelen Danielen Alliend, disse nesta quinta-feira (6) que o estado deveria assumir a responsabilidade do Hospital de Câncer de Mato Grosso (Hcan-MT) em Cuiabá, devido à alta demanda de pessoas vindo do interior para realização de exames e consultas na capital. Suelen diz que hoje, Cuiabá atende 50% a mais que o seu limite na saúde.
“ […] o estado ele deve assumir esse serviço, por que é um serviço de alta complexidade, ele é referência estadual, e o município de Cuiabá já está com esse recurso extrapolado” diz secretária.
Suelen explica que a capital não tem suporte para atender todos os pacientes que vem do interior e a demanda em Cuiabá já extrapola 50% acima do suportado.
“Hoje não temos mais filas no município de Cuiabá e nem para quem nós somos referência. Está vindo toda a demanda do interior pra cá e eu já até propus a secretária de estado de saúde, que eles precisam assumir a gestão por que o município não tem recurso pra continuar custeando aquele serviço que são referencia para todo o estado. Tem um certo limite, um orçamento, um planejamento que hoje está extrapolado em mais de 50%”, concluiu.
A Secretária diz ter se colocado à disposição do hospital para prestar contar e esclarecimento a respeitos da suposta dívida na qual o município tem com o órgão e disse acreditar que o valor total foi somado a um recurso bloqueado no processo.
“Em reunião que eu tive com o presidente do Hcan, me coloquei a disposição, para que a gente fizesse um encontro de contas, por que a questão já vem sendo judicializada, então, tem um bloqueio judicial de vários meses atrás. Eu acho que o presidente contabilizou nessa dívida, todo o recurso que está bloqueado no processo, então fizemos a manifestação, pedindo que libere aqueles recursos que ele pediu parta o HCan, para que façamos a dedução e encontro de contas se necessário.
Emanuel X Mauro
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) já disse diversas vezes à imprensa que não recebe repasses financeiros do Governo para a capital do estado.
Por outro lado, o governador do estado, Mauro Mendes (União Brasil), justifica que não o faz por que não confia em Emanuel.
Fonte: Isso É Notícia