REDES SOCIAIS

33°C

Segurança direta de Lula, Alckmin e familiares deve ser ampliada e se tornar órgão permanente

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata pretende ampliar o número de agentes que fazem a segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice presidente Geraldo Alckmin (PSB) e familiares deles. A proposta é que 500 polícias federais façam parte da equipe até 30 de junho. Atualmente são 300 agentes. A Secretaria também pretende abrir um escritório de representação em São Paulo.

A Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata, que fica sob comando do Gabinete Pessoal do Lula, pretende se tornar um órgão permanente. Hoje, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI) é responsável pela coordenação da área de inteligência do governo.

Uma nova proposta com mais atribuições de segurança para civis deve ser apresentada à cúpula do Governo ampliando a atuação de civis dentro da estrutura de segurança. A medida tem que ser tomada até 30 de junho, que é a data prevista para extinção da Secretaria.

A segurança de Lula hoje é responsabilidade do delegado federal Alexsander Castro de Oliveira, que já estava na equipe desde a campanha eleitoral. Desde a transição, os delegados próximos ao presidente defendem que a atribuição não deve ser exercida por militares para que o Brasil esteja alinhado com modelo praticado pelas principais democracias do mundo.

O debate ganhou mais visibilidade após ataques golpistas de 8 de janeiro. A ideia da prorrogação da Secretaria ocorreu após a exoneração de Gonçalves Dias, que foi exposto com a divulgação das imagens dos ataques dentro do Planalto. Na semana passada, o novo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) tomou posse.

Em entrevista à GloboNews, General Marcos Amaro defendeu que algumas atribuições só podem ser exercidas por militares, mas o presidente Lula quer a ampliação na participação de civis.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS