REDES SOCIAIS

24°C

Sem citar Musk, Lula diz que extremismo abre espaço para que empresário ‘ouse falar mal da Corte brasileira’

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira (10) que o crescimento do extremismo abre espaço para que “empresário americano, que nunca produziu um pé de capim desse país, ouse falar mal da Corte brasileira, dos ministros brasileiros e do povo brasileiro”.

O comentário voltou a ser interpretado como uma indireta ao empresário Elon Musk, que é sul-africano, mas tem cidadania norte-americana, e tem ameaçado descumprir decisões da Justiça brasileira (veja mais abaixo). No entanto, o petista não citou o nome dele.

“Nós temos uma coisa muito séria neste país e no mundo, que é se a gente quer viver em um regime democrático ou não quer viver num regime democrático. Se a gente vai permitir que o mundo viva a xenofobia do extremismo”, disse.

“Que é o que está acontecendo. O crescimento do extremismo de extrema direita, que se dá ao luxo de permitir que o empresário americano, que nunca produziu um pé de capim desse país, ouse falar mal da Corte brasileira, dos ministros brasileiros e do povo brasileiro. Não é possível”, continuou.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Na terça (9), o presidente brasileiro já tinha dito que “bilionário tentando fazer foguete” vai ter “que usar muito do dinheiro que tem para ajudar a preservar” o planeta Terra. A SpaceX, de Musk, tem lançado veículos espaciais tripulados.

“Hoje nós temos gente que não acredita que o desmatamento e as queimadas prejudicam o planeta Terra. E muita gente não leva a sério o que significa a manutenção das florestas para manutenção da qualidade de vida nesta casa enorme que é o nosso planeta e que a gente não tem para onde fugir”, afirmou à ocasião.

“Tem até bilionário tentando fazer foguete, tentando fazer viagem para ver se encontra algum espaço lá fora, não tem. Ele vai ter que aprender a viver aqui, ele vai ter que usar o muito do dinheiro que ele tem para ajudar a preservar isso aqui, a melhorar a vida das pessoas”, continuou.

Ameaças de Musk

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Nos últimos dias, o bilionário sul-africano Elon Musk ameaçou descumprir decisões judiciais brasileiras e fez ataques ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

No sábado, (6), Musk ameaçou reativar os perfis de usuários bloqueados pela Justiça. O bilionário acusa Moraes de censura e de ameaçar prender funcionários da rede social no Brasil.

No domingo (7), Moraes determinou que a conduta de Elon Musk seja investigada e ordenou que o antigo Twitter não desobedeça as decisões judiciais, sob pena de multa de R$ 100 mil para cada perfil bloqueado que for reativado.

Na decisão, Moraes afirmou ter visto indícios de obstrução de Justiça e incitação ao crime nas atitudes de Musk. Além disso, o ministro entendeu que o bilionário usou as redes sociais para espalhar desinformação e desestabilizar instituições do Estado Democrático de Direito.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS