O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (17) que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ? a quem se referiu como “filho do coisa” ? foi aos Estados Unidos pedir ao presidente do país, Donald Trump, para dar um golpe no Brasil.
“Esses dias o presidente Trump, a troco não sei do que. Talvez a pedido do filho do coisa, o filho do coisa é deputado e pediu licença para ir lá pedir para o Trump dar um golpe no Brasil”, disse Lula.
O presidente também afirmou que a carta de Trump foi “desaforada”. Ainda de acordo com o presidente, o Brasil vai dar uma resposta ao tarifaço de 50% dos Estados Unidos em 1º de agosto ? quando as taxas norte-americanas entrarão em vigor.
“Nesse pais a lei vale para todo mundo, ninguém é melhor do que ninguém. Nós vamos continuar trabalhando, vamos dar um tempo, estamos estudando, juntando empresários, estamos discutindo com empresários americanos porque quando chegar 1º de agosto a gente vai dar uma resposta. Porque dia 16 de maio mandamos uma carta para o governo americano e até agora nós não tivemos a resposta a não ser essa carta desaforada”, afirmou o presidente.
Trump em defesa de Bolsonaro
Lula rebateu as críticas de Donald Trump à condução do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Quem vai condenar o Bolsonaro não é o presidente, é a Suprema Corte brasileira. O Bolsonaro tentou dar um golpe no país, ele tinha um plano para dar golpe, para matar Lula, Alckmin e Moraes. O Bolsonaro vai ser julgado e se for condenado o lugar dele é o no xilindró”, afirmou.
“Eu vi o terrível tratamento que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra você. Este julgamento deve terminar imediatamente!”, afirma Trump.
Esta reportagem está em atualização.
Fonte G1 Brasília