REDES SOCIAIS

33°C

Senado aprova acelerar PEC que restringe decisões individuais de ministros, mas votação será amanhã

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O Senado aprovou nesta terça-feira (21) um pedido que, na prática, acelera a tramitação da proposta que limita decisões individuais de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e muda regras sobre pedidos de vista em julgamentos.

Pacheco preferiu analisar nesta terça apenas o calendário especial da proposta de emenda à Constituição (PEC). O pedido resume a tramitação da matéria e permite deliberação em dois turnos num mesmo dia. Para ser aprovada, a PEC precisa receber pelo menos 49 votos favoráveis nas duas etapas de votação. Depois, seguirá para a Câmara.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

O texto restringe decisões individuais (monocráticas) de ministros que suspendam leis que afetem a coletividade. E ainda a suspensão de atos dos presidentes da República, da Câmara e do Senado.

A mudança valerá para decisões cautelares ou “de qualquer natureza”. A medida cautelar suspende de forma provisória uma norma, é uma decisão tomada antes da conclusão do julgamento para evitar prejuízos, quando há demora, por exemplo, na análise.

Atualmente, não há limitação para este tipo de medida.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS