REDES SOCIAIS

18°C

Senado aprova projeto que transfere orçamento de hospitais universitários para a Saúde

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (2), uma mudança de responsabilidade sobre o orçamento dos hospitais universitários federais. Agora, todas as contas passam a ser uma atribuição da Saúde e não mais da Educação.

A medida foi comemorada pelos senadores porque possibilita a destinação de emendas parlamentares individuais de execução obrigatória para os hospitais. A proposta segue para avaliação da Câmara dos Deputados.

Atualmente, um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) entende que as despesas dos hospitais universitários deveria ser computada contabilmente nas contas da Educação, por entender que os gastos são com fins educacionais.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

De acordo com a relatora da proposta, senadora Zenaide Maia (PSD-RN), existem 51 hospitais universitários federais em 36 instituições de ensino superior. Eles estão distribuídos em 24 estados e unidades federativas.

Zenaide ainda falou que, devido à relação de prestação de serviços entre os hospitais e as universidades federais, não faria sentido existir a proibição que impediria, por exemplo, a aquisição de equipamentos médico-hospitalares.

“Não é razoável restringir o repasse de recursos à mera remuneração pela produção de serviços, excluindo-se a possibilidade de realizar investimentos em equipamentos médico-hospitalares, entre outros.”, afirmou Maia.

Além da possibilidade de investimentos, o centro de custeio com remuneração de pessoal ativo e inativo das universidades também passa para o escopo da Saúde.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS