REDES SOCIAIS

33°C

Série D ou Copa do Brasil? Veja o objetivo de cada time em caso de título da Copa FMF

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Segunda maior competição do futebol mato-grossense, a Copa FMF entra neste fim de semana no quadrangular final. Mixto, Nova Mutum e Operário VG focam no título para garantir calendário nacional na próxima temporada. Outro classificado, o Cuiabá é o único que já está confirmado na Série A do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil de 2024. O ge conversou com representantes dos clubes para entender quais são os objetivos de cada um em caso de conquista do torneio.

Conforme o regulamento, o primeiro colocado escolhe entre disputar a Série D ou a Copa do Brasil do próximo ano, enquanto o vice fica com a opção preterida.

Na última temporada, o Nova Mutum sagrou-se campeão, mas optou por disputar a Copa do Brasil – com foco em construir um centro de treinamentos. A decisão deve ser repetida neste ano se o Azulão da Massa mantiver o título.

– A princípio, a ideia seria jogar de novo a Copa do Brasil, porque ela ocorre junto com o Estadual, e a mesma equipe consegue participar das duas competições. A Copa do Brasil é uma competição importante de se participar, se Deus quiser vamos conseguir essa vaga novamente e com certeza vamos montar um novo time para representar bem nossa entidade e novamente ser destaque a nível nacional – afirmou o presidente do clube, Leomar Lauxen Pinto.

Apesar de já ter calendário cheio, o Cuiabá utiliza a Copa FMF com o objetivo de dar rodagem e experiência para os jogadores Sub-20 e Sub-23.

– Desde o começo da competição o plano sempre foi dar bagagem aos atletas. O Cristiano (Dresch) quer formar os atletas e torná-los preparados para a equipe principal o mais rápido possível. Exemplo é o Pablo, que já estreou contra o Atlético Mineiro e que vem fazendo uma boa Copa FMF, fez gols e boas participações. O planejamento do clube é dar o máximo de grandes jogos para conseguir mensurar o quanto esses atletas já estão prontos pra equipe de cima e também dar casca para os demais que estão vindo – explicou o técnico do Dourado na competição, William Araujo.

Vice-colocado na primeira fase, o Operário VG quer levantar a taça para voltar a competir na Série D. Neste ano, o Tricolor foi eliminado no primeiro mata-mata da quarta divisão nacional.

– Nós vamos decidir pela Série D, que nos dá condições de contratar jogadores com contrato anual. Teremos três competições nesse caso, porque logo em seguida tem a Copa FMF novamente. Então a gente vai optar pela vaga na Série D de novo – explicou o presidente do clube, Wendell Rodrigues.

O dirigente admitiu que a Copa do Brasil gera maior lucro financeiro, mas destacou como a Série D também pode ser rentável.

– Tem um valor financeiro de R$ 350 mil para a disputa dela e mais valores se conseguir classificar entre as 32 equipes que vão pro mata-mata. O governo do Estado dá uma condição de R$ 1 milhão, e se a gente consegue uma vaga na Série C esse recurso aumenta. É uma lei que tem beneficiado muitos clubes para que possam subir à Série A.

O Mixto também irá escolher a quarta divisão nacional se conquistar o título da Copa FMF. A diretoria alvinegra disse que a meta desde que a nova direção assumiu o clube é voltar a disputar a Série D – a última vez em que o Tigre jogou o campeonato foi em 2013.

– Nosso objetivo desde a nossa chegada é conquistar a Copa FMF pra ter um calendário em 2024 preenchido. A nova direção sempre deixou claro o desejo de entrar no cenário brasileiro, e acredito que isso não muda – disse o diretor de futebol do Mixto, Murilo Gomes.

Começo do quadrangular final

07/10 (sábado)

  • Mixto x Nova Mutum | 17h30 | estádio Dutrinha

08/10 (domingo)

  • Cuiabá x Operário VG | 17h30 | estádio Dutrinha

Fonte GE Esportes

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS