REDES SOCIAIS

32°C

Servidores do Banco Central são afastados durante nova fase da operação da PF sobre Banco Master

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-9pn8h .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}

Dois servidores de carreira do Banco Central foram afastados por decisão judicial na terceira fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que também levou à prisão do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

Os afastados são Paulo Sérgio Neves de Sousa, ex-diretor de fiscalização do BC, e Bellini Santana, ex-chefe de departamento da área responsável pela supervisão bancária.

Ambos são investigados por suspeita de atuação inadequada na supervisão do Banco Master antes da liquidação da instituição, ocorrida após o agravamento da crise do banco.

Segundo apuração, o próprio Banco Central já havia aberto uma sindicância interna antes de novembro de 2025 para investigar a conduta dos servidores. As informações foram então repassadas à Polícia Federal, que conduz as investigações criminais.

Nova fase da Operação Compliance

A operação desta quarta-feira é a terceira fase da Compliance Zero, que apura um esquema de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master, incluindo suspeitas de venda de títulos de crédito falsos, lavagem de dinheiro e corrupção.

É a primeira ação sob relatoria do ministro Mendonça, que assumiu o caso no mês passado. O pedido foi feito pela Polícia Federal e inclui ainda mandados de prisão, buscas e bloqueio de bens que podem chegar a R$ 22 bilhões, para interromper a movimentação de ativos relacionados às suspeitas investigadas.

*A reportagem está em atualização

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS