Obra trata da história do ex-governador de Mato Grosso, Dante de Oliveira, autor das emendas das “Diretas Já”
O Sesc Arsenal exibe, nos dias 16 e 18 de outubro, o filme-documentário “A Primavera de Dante”, às 19 horas, no Cinema do Arsenal. A obra trata da história do ex-governador mato-grossense, Dante de Oliveira, autor da emenda constitucional que culminou no movimento das “Diretas Já”, que pedia eleições diretas para Presidente da República depois de 21 anos sem. A entrada é gratuita.
A exibição do filme-documentário irá encerrar a exposição “Diretas Já: 40 anos de legados e transformações”, aberta no dia 6 de agosto no Sesc Arsenal. A mostra, que tem seu último dia em 18 de outubro, conta com fotografias da época, recortes de jornais e pertences de Dante de Oliveira, além de trechos do filme-documentário.
O objetivo da exposição foi narrar o movimento que ganhou o apoio de diversos partidos políticos e a adesão de diferentes setores da sociedade, além de homenagear protagonistas do movimento, com destaque especial para Dante de Oliveira. A expectativa da mostra também foi a de proporcionar ao público uma compreensão maior sobre o movimento ‘Diretas Já’, promovendo um diálogo entre as diferentes gerações sobre o processo de redemocratização no Brasil.
A mostra é uma iniciativa do Sesc-MT, com o Instituto Dante de Oliveira e Grupo de Trabalho 40 anos Diretas Já!
O filme-documentário, dirigido por Leonardo Sant’Ana, estreou esse ano, em fevereiro, e tem duração de 38 minutos, com classificação livre. Entre os depoimentos presentes no longa estão o da mãe de Dante, dona Maria Martins de Oliveira; da viúva Thelma de Oliveira; dos irmãos Armando, Inês e Yolanda; de amigos, historiadores, além da argumentação do analista político João Edisom de Souza.
SERVIÇO
Exibição do filme “Primavera de Dante” – Livre
Quando: 16 e 18 de outubro
Horário: 19h – Gratuito
Onde: Cinema do Sesc Arsenal, Rua 13 de Junho, 1435 – Centro Sul, Cuiabá – MT
Sobre o Sesc-MT
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.