REDES SOCIAIS

28°C

Simone Tebet diz não ter dúvidas de que contará com apoio do PSDB na disputa presidencial

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A pré-candidata do MDB à Presidência da República, Simone Tebet, afirmou nesta quarta-feira (25) não ter dúvidas de que contará com o apoio do PSDB na disputa pelo Palácio do Planalto.

A declaração foi dada durante entrevista a jornalistas em Brasília, um dia após o MDB e o Cidadania terem decidido reiterar o nome da senadora como indicação do grupo ao Palácio do Planalto (veja detalhes no vídeo mais abaixo).

O PSDB também compõe o grupo, mas ainda não decidiu se irá aderir à campanha de Simone Tebet ou se lançará uma candidatura própria. A legenda deve se reunir na próxima semana para tomar uma decisão.

“Não tenho dúvidas de que, na semana que vem, nós estaremos com aqueles que sempre foram nossos aliados de primeira hora: homens e mulheres do PSDB. Essa construção está sendo feita muito bem pelo nosso presidente, Baleia Rossi, e [pelo presidente do PSDB] Bruno Araújo”, declarou Simone Tebet nesta quarta.

Na última segunda (23), o ex-governador de São Paulo João Doria anunciou ter desistido de concorrer ao Palácio do Planalto. Apesar de ter vencido as prévias tucanas, Doria enfrentava resistências dentro do próprio partido e nas demais siglas que negociam uma candidatura única.

O colunista do g1 Valdo Cruz informou que, com a desistência de Doria, o grupo político do deputado e ex-presidente do PSDB Aécio Neves passou a defender uma candidatura própria tucana e que o nome seja o do ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite.

Na entrevista desta quarta, Simone Tebet disse que o Brasil “clama pelo centro democrático”.

“Tendo ao lado o Cidadania e, em breve ? não tenho dúvidas ? o PSDB, a esse clamor eu respondo ‘sim’. É um clamor da urgência de um país que é celeiro do mundo, mas não tem capacidade de alimentar seus filhos. Muitos morrem de fome, enquanto outros milhões morre de medo da violência, da inflação que corrói o salário da população”, declarou.


window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

A pré-candidatura

Simone Tebet foi oficializada pré-candidata do MDB à Presidência em dezembro do ano passado. Pesquisa Datafolha divulgada em março mostrou Simone Tebet com 1% das intenções de voto. A mesma pesquisa mostrou Lula (PT) com 43% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 26%.

Uma nova avaliação realizada pelo instituto deve ser divulgada nesta quinta-feira (26).

Diante desse desempenho nas pesquisas, o nome de Simone Tebet dentro do MCB não é consenso. Líderes do partido na região Nordeste, por exemplo, defendem apoio do MDB a Lula já no primeiro turno.

A senadora tem repetido que não espera obter “unanimidade” no MDB, mas, sim, “unidade”. Já o presidente do MDB, deputado Baleia Rossi, afirma que há uma “esmagadora maioria” favorável à candidatura de Simobe Tebet.

As chapas que concorrerão oficialmente à Presidência da República nas eleições de outubro só serão registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre julho e agosto, após as convenções partidárias nacionais.

Podcast

Ouça o episódio do podcast O Assunto sobre “Doria fora: e agora, 3ª via?”:

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS